Escola da rede municipal homenageia Robério Canto

Unidade inaugurou sala de leitura que leva o nome do professor, colunista do AVS e imortal friburguense
segunda-feira, 08 de outubro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Escola da rede municipal homenageia Robério Canto

Licenciado em Letras; imortal da Academia Friburguense de Letras (AFL), onde ocupa a cadeira número 4 (patronímica de Alphonsus de Guimarães); professor de português e literatura; escritor da coluna “Escrevivendo” no A VOZ DA SERRA. A trajetória e paixão de Robério Canto renderam-lhe uma bonita homenagem da Escola Municipal José Alves de Macedo, na Fazenda Rio Grande, em Conquista. Na última sexta-feira, 5, ele emprestou seu nome para a nova sala de leitura da unidade, que é gerida pelas professoras e pedagogas Martha Rachel de Paula Silva e Rita Eugenia Furtado Fernandes.

A inauguração da sala aconteceu junto com a visita da biblioteca móvel, fruto da parceria entre o setor de Biblioteca da Secretaria de Educação e o próprio Robério. A chegada do escritor na unidade foi ovacionada por alunos e funcionários da escola, que chegaram a formar um corredor no pátio, por onde, sob muitos aplausos, Robério Canto passou para ir até a sala de leitura.

O evento foi marcado por apresentações dos alunos. Os estudantes do 1º ano leram o livro “Toda criança merece ter um bicho” e apresentaram o versinho rimado sobre o seu bicho de estimação. Já os alunos do 3º ano exibiram cartazes sobre a crônica: O mosquito internacional, do livro “Menina com Flor”. A turma do 4º ano expôs, por meio de desenhos, crônicas do livro “Ventos nas Casuarinas”.

Fechando as apresentações, os alunos do 5º ano, com base no conto: Tempos de indelicadeza, também do livro “Menina com Flor”, recordaram palavras que muitas vezes são esquecidas. Todos os livros são de autoria de Robério Canto e foram trabalhados com as turmas do 1º ao 5º ano.

Um momento especial, e que surpreendeu o escritor foi a atuação de alunos, caracterizados como master chef, que ficaram encarregados de servir o lanche especial preparado para recebê-lo. Ele também participou de uma “sessão pipoca”, onde foi exibida uma entrevista sua, falando sobre a carreira e a vida. Após a sessão, o autor ainda contou histórias e interagiu com os alunos, que o acompanharam com muita admiração.

As homenagens também incluíram uma contação de história com o professor Rodrigo, que animou os alunos, e a participação da coordenadora da Biblioteca da Secretaria de Educação, Márcia Machado, falando sobre a importância de ler e contar histórias para os educandos, e sobre a importância da leitura para alunos e professores: “Um professor-leitor faz um aluno-leitor”, afirmou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade