Equipes da Ascof brilham em maratona no Rio

Friburguenses venceram três das seis categorias da prova
quinta-feira, 03 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Octeto feminino alcançou histórica vitória no Rio de Janeiro
Octeto feminino alcançou histórica vitória no Rio de Janeiro

Resultados para marcarem mais um importante capítulo da história da Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof). Vitórias que apenas recheiam a trajetória de 28 anos, composta por novos e antigos personagens, capazes de manter e reciclar a tradição do grupo de atletas de Nova Friburgo. Ao todo 32 corredores participaram da Maratona de Revezamento de uma rede de supermercados do Rio de Janeiro. A Ascof venceu nada menos que três das seis categorias da prova: o octeto feminino, o quarteto feminino e o quarteto masculino. Não bastasse, ainda foi vice na categoria dupla feminina e quarto lugar no octeto masculino.

O evento teve sua primeira edição realizada há 28 anos, em São Paulo. Atualmente acontece em quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza) sempre reunindo milhares de atletas. A competição contempla um percurso de 42,195 quilômetros, distância que pode ser percorrida em dupla, quarteto ou octeto (oito atletas) nas categorias masculino e feminino.

A prova do Rio de Janeiro, em sua oitava edição, reuniu cerca de oito mil corredores de diversas cidades e estados do Brasil, com destaque para o maratonista Wanderley Cordeiro, medalha de bronze na Maratona Olímpica da Grécia, que abriu a prova correndo na equipe de octeto, campeã da categoria. O quarteto feminino, campeão da Associação Friburguense foi formado por Rozane Dubois, Izamar Trancozo Bastos, Danielle Bessa e Patrícia da Silva Huback. Entre os homens, o time vencedor foi integrado por Alexandre Pereira dos Santos, Isaías Schuindt, José Alberto Pinheiro de Souza e Francisco de Assis da Silva.

Para alcançar o título entre os octetos femininos, foram para a pista as atletas Renata Nunes Boy, Joelma Conceição da Silva, Michele de Oliveira Costa, Monike Folly Frossard, Janaína Fonseca Firmino, Juliana da Silva, Rozane Dubois e Jaqueline Izídio Abreu. A dupla feminina vice-campeã foi composta por Jaqueline Izídio e Vitória Régia, enquanto o octeto masculino, quarto colocado, teve como participantes Leonardo Ederick de Oliveira, Nilton Carlos Boy, Roberto da Cruz Silva, Júlio Cesar Castro, Benedito Cruz, Felipe Francesco Colonese, José Augusto Theodoro e Guilherme da Silva Fernandes.

A Ascof obteve ainda alguns outros resultados importantes. Entre as duplas masculinas, Manoel Nazareno Gonçalves de Araújo e Breno Barboza Jales concluíram a prova na 14ª colocação. Já o quarteto masculino, formado Aloísio Meirelles Ribeiro, Sebastião de Simas Guilherme, Robert Malhard e Alexandre Pereira dos Santos, foi 15º. O outro quarteto friburguense composto por Petterson da Silva Muniz, Luiz Carlos Asth, Ernani Amaral Garcia e Manoel Alves da Costa alcançou a 24ª colocação.

Fundada em outubro de 1988, a Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof) já recebeu e formou muitas gerações de corredores. No ano passado a Ascof passou por um processo de reestruturação, e conseguiu triplicar o número de filiados. O que era apenas uma equipe de corredores de elite passou a ser um time de atletas também comprometidos com a diversão e a qualidade de vida conquistada através da prática esportiva.

A união vai muito além das pistas. O grupo treina regularmente no estádio Eduardo Guinle, e periodicamente, realiza os chamados “treinões” pelas avenidas da cidade. Algumas confraternizações são feitas pelo grupo, a exemplo de cafés da manhã para comemorar aniversários, festas típicas de época e datas marcantes. Eis o segredo para o fortalecimento e renovação para manter o trabalho de quase três décadas.

“Mais uma vez, a equipe renasce das cinzas e se firma como a principal associação de corredores do estado do Rio de Janeiro. Obrigado a todos os atletas que participaram e às empresas que estão acreditando nesta nova fase”, resume José Augusto, fundador e responsável pelo grupo.

 

  • Ascof esteve presente com 32 atletas em maratona no Rio: resultados importantes reforçam histórico de vitórias

    Ascof esteve presente com 32 atletas em maratona no Rio: resultados importantes reforçam histórico de vitórias

  • Jaqueline Abreu e Vitória Régia alcançaram o vice-campeonato entre as duplas femininas

    Jaqueline Abreu e Vitória Régia alcançaram o vice-campeonato entre as duplas femininas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ascof | corrida
Publicidade