Ensino à distância: Cederj completa 15 anos com festa neste sábado

Polo integrado por universidades públicas tem hoje em Friburgo cerca de 1.800 alunos matriculados em seis cursos de graduação
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O Cederj, que funciona no Ciep da Via Expressa (Foto: Henrique Pinheiro)
O Cederj, que funciona no Ciep da Via Expressa (Foto: Henrique Pinheiro)

O polo do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), em Nova Friburgo, completa 15 anos e vai realizar uma grande festa para comemorar a data neste sábado, 11, a partir da 8h30, no Ciep 124 Licinio Teixeira, em Olaria (Avenida José Pires Barroso, snº, a Via Expressa), onde funciona a unidade.

Com abertura musical, a programação terá uma mesa com coordenadores de curso que vão falar sobre os desafios e as perspectivas da formação universitária no polo, às 9h30. Em seguida, às 10h30, está prevista a exibição de vídeo com a história do Cederj na cidade. Alunos, ex-alunos e tutores terão a oportunidade de dar depoimentos e, ao meio-dia, haverá apresentação do coral Cederj sob regência do maestro Alfredo José da Cunha. O evento termina às 13h com bolo e sorteios de brindes.

Em Nova Friburgo, o polo oferece cursos semipresenciais de licenciatura em ciências biológicas, geografia, letras, pedagogia, química e tecnologia em segurança pública a cerca de 1.800 mil alunos. O material didático é fornecido gratuitamente e o diploma emitido pela Uerj, UFF ou Uenf, dependendo do curso e sem qualquer distinção da educação presencial.

A seleção dos estudantes é feita por vestibular próprio (uma prova com 60 questões mais redação) ou com as notas do Enem. A cada semestre são oferecidas 215 vagas nos cursos na cidade. Há ainda cotas para estudantes negros, indígenas, oriundos de escolas públicas, pessoas com deficiência e filhos de agentes da segurança pública.

O polo também o oferece pré-vestibular social, que prepara estudantes para as provas de acesso às universidades, sobretudo, o Enem. O curso conta com cerca de 300 alunos matriculados no município. As aulas acontecem aos sábado, no Colégio Canadá, também em Olaria. O material didático é gratuito.

Criado em 2003, o Cederj Nova Friburgo funcionou até 2010 no antigo casarão da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Vila Nova, ocupado também, à época, pelo Instituto Politécnico da Uerj. Por conta da tragédia de 2011, o prédio foi desativado e o polo transferido para Colégio Estadual Professor João Bazet e a Escola Municipal Dante Magliano.

Somente no final daquele ano, através de uma parceria firmada com a Prefeitura de Nova Friburgo, é que o Cederj foi transferido para Ciep da Via Expressa. Com laboratórios de informática, física e biologia, o prédio do polo necessita de reformas e ainda depende de outros laboratórios, mas faltam recursos. Ano passado, os 51 tutores receberam suas bolsas-salário com atrasos.

“Apesar de todas as dificuldades, temos muito o que comemorar. Muitas histórias de luta e superação. Pessoas que jamais imaginaram que conseguiram entrar em universidade, tiveram essa oportunidade através do Cederj, e conseguiram se formar em cursos de excelência”, disse a diretora do polo, Rosali Zavoli. Nesses 15 anos, 800 estudantes receberam seus diplomas pelo Cederj.

O Cederj está em praticamente todo o estado. Surgiu no ano 2000, através de um consórcio entre as principais universidades do Rio de Janeiro - Cefet, IFF, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio -, e conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância, em 32 polos. Na região, além de Nova Friburgo, há polos em Cantagalo, Santa Maria Madalena e Petrópolis. Saiba mais em cederj.edu.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade