Endureco tem mais uma edição neste domingo

Evento deverá reunir mais uma vez os apaixonados por corridas, caminhadas e natureza
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Belas paisagens são atração extra da prova em Nova Friburgo (Foto: Divulgação)
Belas paisagens são atração extra da prova em Nova Friburgo (Foto: Divulgação)

Haja disposição, resistência e sola de sapato. A organização também é importante, uma vez que a pressa não garante bons resultados. Todos esses ingredientes são recheados por belas paisagens, no percurso compreendido entre o Cardinot e o Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha. O Endureco de Nova Friburgo terá mais uma edição realizada neste domingo, 16, e deverá reunir dezenas de apaixonados por corridas, caminhadas e natureza. A organização do evento fica por conta de Nilton Sérgio Sanches, da empresa 4 x 4 Cantos Ecoturismo e Receptivo.

Na prova de enduro a pé o percurso é pré-determinado pela organização, que caprichosamente seleciona trechos com obstáculos naturais, percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto. É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico e do conhecimento técnico.

Integração e conscientização

O percurso da prova pode variar entre seis e 15 quilômetros. Cada participante deverá doar um livro de educação em perfeito estado, entregue no dia da competição antes de seu horário de largada. As equipes também deverão doar uma muda de espécie nativa de Mata Atlântica, identificada com o seu nome científico e popular. No ato da inscrição, os atletas recebem um kit com a planilha, camisa e squeeze.

“O objetivo é promover a integração e participação social das comunidades locais, gerando troca de experiências e conhecimentos. Também procuramos relacionar o setor de turismo com as atividades de agronegócios da região, conscientizar para preservação dos patrimônios ambientais, históricos e culturais e promover a preservação do remanescente da Mata Atlântica”, explica Nilton.

As planilhas serão fornecidas no início da prova. Nelas constam três colunas: a primeira com distância em metros, a segunda como símbolo referência do sentido a ser seguido e a terceira com informações complementares, indicações de deslocamento e observações. Algumas das referências da planilha serão dadas com valores em graus a serem seguidos, obrigando o competidor ou equipe a usarem bússola nestes pontos.

No desafio do enduro a pé, o percurso pré-determinado prioriza elementos como organização e resistência física para superar obstáculos em estradas, trilhas, riachos e montanhas. O objetivo é alcançar o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido, com velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha. Desta forma a equipe pode calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.  

As equipes são pré-montadas, e compostas de duas a seis pessoas a partir de 16 anos de idade. Nos PCs (postos de controle), que estarão ao longo do percurso, são feitos os controles e monitoramento de cada equipe. Quem erra menos e mantém velocidade constante possui mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PC’s representa acúmulo de penalizações. Ou seja: vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Caminhada | corrida
Publicidade