Empresa de ônibus ignora prefeitura e continua a operar com frota reduzida

​Férias escolares motivaram a redução. Tempo médio de espera em algumas linhas chega a 40 minutos
segunda-feira, 23 de julho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Empresa de ônibus ignora prefeitura e continua a operar com frota reduzida

 

Desde a semana passada, a empresa de ônibus Faol está operando com a frota reduzida em diversas de suas linhas urbanas. A justificativa é de que, com as férias escolares, e a consequente redução no número de passageiros, não há a necessidade de se colocar toda a frota regular nas ruas.

Com essa medida, usuários tem reclamado através de mensagens enviadas à redação do jornal e nas redes sociais que os coletivos têm circulado ainda mais cheios.Há reclamações também do aumento considerável pelo tempo de espera nos pontos de parada.  As consequências, além dos atrasos dos trabalhadores para chegar em seus empregos e demais compromissos, é o risco que os passageiros correm por conta da superlotação dos ônibus. “Outro dia no ônibus que eu vim para o Centro tinha passageiro viajando nos degraus da escada da porta de embarque”, disse um usuário através do whatsapp de AVOZ DA SERRA, o 9 9213 9955.

A empresa de ônibus ignorou um pedido da prefeitura que, no início da semana passada, informou que não fora informada pela Faol sobre a redução dos horários de algumas linhas. Na ocasião, a prefeitura solicitou à empresa a regularização de todos os horários da frota imediatamente. A Prefeitura de Nova Friburgo afirmou ainda que a concessionária de transporte coletivo foi comunicada pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana e a Subsecretaria de Serviços Concedidos da instauração de um procedimento para que fossem cumpridas as notificações anteriores. O objetivo é que a empresa Faol não altere horários ou itinerários das linhas sem antes avisar e obter autorização do poder concedente.

Ainda de acordo com a prefeitura, foi instaurado outro procedimento para aplicação de penalidade, “inclusive por reincidência de casos anteriores. Caso a empresa de ônibus não responda a comunicação e normalize o serviço, poderão ser aplicadas multas”. Até o fechamento desta reportagem não conseguimos contato com a direção da Faol.

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