Empate impede Frizão de chegar às semifinais no 1º turno da B1

Tricolor da Serra volta a campo em 3 de agosto, contra o Sampaio Corrêa, pela primeira rodada da Taça Corcovado
segunda-feira, 22 de julho de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
oshyia tenta levar o Frizão ao ataque: fora das semifinais do primeiro turno, equipe se prepara para a Taça Corcovado
oshyia tenta levar o Frizão ao ataque: fora das semifinais do primeiro turno, equipe se prepara para a Taça Corcovado

Nas reduzidas dimensões do estádio Ubirajara Reis, o Friburguense teve mais posse de bola, controle do jogo e pressionou o Campos. A vitória era o primeiro passo para buscar a classificação para as semifinais da Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série B1 do Campeonato Carioca.

Os 20 minutos finais foram tensos para o Frizão, que buscava o gol da vaga, e para o Campos, que se garantia com o empate. Melhor para a defesa campista, que segurou o 0 a 0 no placar e garantiu a vaga do roxinho. O adversário do Campos será o América, no próximo sábado, 27, enquanto na outra semifinal, marcada para domingo, 28, jogam Bonsucesso e Goytacaz.

O Tricolor da Serra só volta a campo agora no dia 3 de agosto, quando receberá o Sampaio Corrêa, às 15h, no Eduardo Guinle, pela primeira rodada da Taça Corcovado, o segundo turno da Série B1. No último fim de semana o Serra Macaense também tropeçou antes mesmo do apito final em Casimiro de Abreu, devido a paralisação para o atendimento ao zagueiro Bruno (encaminhado ao hospital da cidade).

O jogo

No jogo final do primeiro turno, enfim, o técnico Cadão conseguiu repetir a escalação do Friburguense. Seja por lesões, suspensões ou opção, o Tricolor havia sempre mudado de uma partida para outra até então. E na comparação com a primeira rodada, por exemplo, Diego Ibraim, Bruno Leal, Digão, Raniel e Wellington ganharam posição.

Com um padrão de jogo melhor em relação ao início de competição, o Tricolor buscou manter a posse de bola nos minutos iniciais, no gramado de dimensões bem reduzidas do Ubirajara Reis. Já o Campos, também explorando as laterais, tentou se aproximar do gol de Afonso. Foi assim que Sanderson chegou pela direita e bateu, atrapalhado por Júlio Cesar, para fora.

A movimentação de Wellington, Jorge Luiz e Raniel era a aposta do Friburguense para ditar o ritmo das ações, juntamente com os apoios de Diego e Digão. Aos 13 minutos, Jorge tentou trazer da esquerda para o meio e foi derrubado na intermediária. A cobrança da falta passou perto, mas não teve a direção da meta.

Em meio ao equilíbrio e a marcação forte no meio-campo, o Campos conseguiu dar trabalho a Afonso no chute de Franklin, da intermediária. Foi a primeira de algumas boas tramas que o Roxinho conseguiu encaixar após o tempo técnico, exercendo uma pequena pressão.

O desafogo veio em duas jogadas envolvendo Dedé: na primeira surgiu uma falta, e na segunda, um escanteio, mas em ambas não houve finalização. O camisa nove do Frizão teve boa chance aos 35 minutos, mas errou a cabeçada. Dentre as tentativas pelo alto do Campos – uma delas salva por Raniel em cima da linha – e as saídas em velocidade do Friburguense, prevaleceu o empate sem gols na etapa inicial.

Segundo tempo

Sem alterações, os dois times voltaram para os 45 minutos decisivos no primeiro turno da Série B1 Estadual. O Friburguense passou os primeiros minutos no campo de ataque, mas sem conseguir finalizar ao gol de Patrick. Na melhor oportunidade, Jorge Luiz cobrou falta, Bruno subiu mais alto que a zaga campista e, por muito pouco, não conseguiu desviar.

Aos 14 minutos, Wellington cobrou falta, a bola cruzou perigosamente a grande área e, com desvio, foi para escanteio. Nesse lance, o zagueiro Bruno acabou se chocando com um adversário e não teve condições de seguir em campo, sendo substituído por Magrão. O zagueiro sofreu uma lesão no nariz, e precisou ser encaminhado ao hospital para realizar exames.

Aos 22 minutos, por conta da saída da ambulância, o jogo foi paralisado por cerca de 20 minutos, já que é obrigatória a presença do veículo no estádio para que a partida possa acontecer.

O desenho do jogo apontava para um Friburguense mais incisivo, presente ao campo de ataque, enquanto o Campos esperava por alguma brecha para contra atacar. Com o atraso de tempo, o Tricolor jogou os 15 minutos finais já sabendo do empate do Serra Macaense, e a dependência de apenas um gol para conseguir a classificação.

O time campista, por sua vez, se garantiria com o empate (uma vez que o Duque de Caxias também não venceu). O Frizão tentou até o último instante, mas não conseguiu balançar as redes. Fica de positivo da evolução da equipe, mas também o gosto amargo para quem, no final das contas, só dependia de si e não conseguiu avançar.

 

Ficha Técnica

Campos 0 x 0 Friburguense

Campeonato Carioca Série B1 2019

Taça Santos Dumont – 9ª rodada (1º turno)

Estádio Ubirajara Reis, Casimiro de Abreu-RJ

20/07/2019 – 15h

Árbitro: Lenilton Rodrigues

Assistentes: Fábio França e Matheus Viana

 

Campos: Patrick; Espinho, Cleiton e Thurram; Sanderson, Abuda (Gabriel Leite), Vandinho, Bruninho (Jhonathan) e Jairo; Felipe Zuca (DG) e Franklin.

Técnico: Gecildo Souza

 

Friburguense: Afonso; Bruno Leal (Magrão), Júlio César e Raniel; Diego Ibraim, Damião (Rodrigo), Jorge Luiz, Wellington (Murillo) e Digão; Toshiya e Dedé.

Técnico: Cadão

 

 

Resultados da 9ª rodada

Angra dos Reis 0 x 1 São Gonçalo, Jair Toscano

Audax 2 x 1 Gonçalense, Moça Bonita

Olaria 0 x 2 Sampaio Corrêa, Rua Bariri

Goytacaz 1 x 1 Nova Cidade, Ary de Oliveira

América 3 x 0 Artsul, Giulite Coutinho

Serra Macaense 0 x 0 Barra da Tijuca, Antônio Medeiros

Campos 0 x 0 Friburguense, Ubirajara Reis

Duque de Caxias 0 x 0 Bonsucesso, Marrentão

Serrano 3 x 0 Itaboraí, Atílio Marotti

 

Classificação

Grupo A

1º – América, 18 pts

2º - Goytacaz, 17 pts

3º - Gonçalense, 15 pts

4º – Sampaio Corrêa, 14 pts

5º - Audax, 14 pts

6º – Olaria, 13 pts

7º - São Gonçalo, 9 pts

8º - Nova Cidade, 8 pts

9º – Artsul, 8 pts

10º - Angra dos Reis, 4 pts

Grupo B

1º – Bonsucesso, 20 pts

2º - Campos, 13 pts

3º – Serra Macaense,11 pts

4º - Serrano, 11 pts

5º - Friburguense, 11 pts

6º - Duque de Caxias, 11 pts

7º – Tigres do Brasil, 8 pts

8º - Barra da Tijuca, 7 pts

9º - Itaboraí, 4 pts

 

Semifinais – Taça Santos Dumont

27/jul - Sáb - 15h - América x Campos

28/jul - Dom - 15h - Bonsucesso x Goytacaz

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade