Em um ano, mortes no trânsito de Nova Friburgo dobram

Número de acidentes, porém, caiu, segundo ISP e Bombeiros. Governo federal quer reduzir acidentes à metade em 10 anos
terça-feira, 21 de agosto de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Em um ano, mortes no trânsito de Nova Friburgo dobram

O número de mortes no trânsito mais que dobrou em Nova Friburgo nos últimos sete meses, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). De janeiro a julho, foram 21 pessoas mortas em acidentes no município, enquanto que no mesmo período do ano anterior houve dez mortes. A maioria dos casos envolve motociclistas e colisões nas principais vias.

Caso recente, que se soma às estatísticas, ocorreu na manhã da última quinta-feira, 16, quando um homem de 33 anos morreu ao colidir a moto que pilotava com um muro, na RJ-142, no trecho que liga os distritos de Mury a Lumiar. O acidente aconteceu no quilômetro um da rodovia, na reta do Parque dos Alpes, por volta das 5h.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, morreu antes da chegada da equipe de resgate da corporação militar. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), foi acionado e permaneceu no local até a chegada da perícia da Polícia Civil. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Enquanto as mortes aumentam, as lesões decorrentes de acidentes no trânsito diminuíram um pouco este ano, 3,4% de acordo com o ISP. Houve 168 ocorrências registradas na 151ª DP até julho. Nos primeiros sete meses do ano passado, foram 174 casos. O números refletem a redução nos acidentes contabilizados pelos bombeiros no município. No primeiro semestre, foram 194 ocorrências, 46 a menos que o ano anterior.

Os acidentes ocorrem, sobretudo, por imprudência no trânsito. No último sábado, 18, por exemplo um homem de 33 anos foi detido depois de se envolver em uma colisão no Centro. Ele fugiu do local do acidente. O 11º BPM foi acionado pela motorista do carro atingido, uma mulher de 59 anos. Segundo ela, foi uma colisão leve, mas o motorista não parou para que fossem realizadas as medidas cabíveis.

A PM efetuou buscas pelo outro veículo, a partir da descrição dada pela testemunha. O motorista e o carro foram encontrados na Rua Nelson Kemp, nas Braunes, e durante a abordagem os militares suspeitaram que o condutor estivesse alcoolizado e o conduziram ao Hospital Municipal Raul Sertã, onde ele foi submetido ao exame de alcoolemia que deu resultado positivo. O homem, então, foi preso por dirigir embriagado.

Plano ambicioso

O governo federal quer reduzir em 50% os índices de mortes no trânsito no Brasil até 2028. Através do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) fará um diagnóstico inicial da segurança viária do Brasil, com mapeamento das principais causas dos acidentes.

Já na etapa seguinte do Pnatrans, o mapeamento será estendido para 16 estados. A partir desse diagnóstico, serão definidas e implantadas metodologias de coleta, tratamento e divulgação dos dados nacionais, além de metodologias dos desdobramentos e comunicação das metas para que, em dez anos, o índice nacional de mortes no trânsito caia 50%. A Ambev apoiará os trabalhos com cerca de R$ 1 milhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: acidente
Publicidade