Em plena festa pagã, a oportunidade de estar mais perto de Deus

Igrejas oferecem retiros espirituais e programações especiais para gente de todas as idades
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
por Karine Knust
Retiro Comunidade Cristã
Retiro Comunidade Cristã

Enquanto muita gente conta os dias para pular o carnaval nos blocos de rua e nos desfiles, tem quem aproveite o feriadão da folia para relaxar e praticar a fé. As igrejas evangélicas, por exemplo, costumam organizar acampamentos  em sítios ou fazendas, que geram uma atmosfera de paz, tranquilidade e, por que não, contato com Deus.

É o caso da Comunidade Evangélica de Integração da Família (Ceifa), com sede nas Braunes. Desde que foi fundada, há 25 anos, a igreja promove retiros espirituais durante o carnaval. De acordo com o líder do Ministério de Jovens da Ceifa, Fábio Junior de Oliveira, o retiro é aberto a membros da igreja de todas as idades, mas, normalmente, os jovens e adolescentes são os que mais procuram vagas para participar. “Nos últimos anos temos reunido cerca de 70 a cem jovens por retiro, um número que varia de acordo com o tamanho do local que dispomos”.

Sem um espaço próprio para esse tipo de evento, a igreja costuma alugar sítios com instalações suficientes para que homens e mulheres estejam juntos nas programações comuns a ambos, mas que possibilitem manter separações de banheiros e alojamentos (masculino e feminino). Para participar, é preciso pagar uma taxa, que já inclui alojamento e pelo menos quatro refeições diárias e varia de acordo com o preço da locação do imóvel. Este ano, por exemplo, os quatro dias de retiro Ceifa custam R$ 180 por pessoa.

O equilíbrio entre espiritualidade e diversão

O acampamento tem regras. Fábio conta que é preciso respeitar os horários de acordar, fazer as refeições, participar dos estudos bíblicos e cultos. Mas engana-se quem pensa que retiro espiritual é pura monotonia. O evento, que começa no sábado de carnaval e termina na terça-feira, também tem momentos de muita descontração. “Além de festas temáticas, nas tardes livres os jovens e adolescentes participam de diversas gincanas e podem curtir os espaços disponíveis, como piscina e campo de futebol”, afirma.

Para Fábio, a busca crescente de jovens e adolescentes por eventos como esse tem explicação: “Os pais são grandes incentivadores para que seus filhos estejam no retiro, pois sabem que eles estarão longe das drogas, brigas, trânsito perigoso por causa de bebida alcoólica e ainda estarão sendo preparados para enfrentar os desafios da vida com maturidade e cabeça erguida. Os temas discutidos durante esse tempo buscam preparar os participantes para que sejam melhores pais, filhos, amigos, para que sejam exemplo para a sociedade e, principalmente, para aumentar o conhecimento sobre o Deus que criou todas as coisas”, afirma ele, acrescentando que “jovem tem muita energia para queimar e esse momento é uma excelente oportunidade de estreitar laços de amizade, aprender mais sobre Deus e curtir uma baguncinha santa”, brinca.

Retiro pé na estrada

A maioria dos retiros das igrejas evangélicas de Nova Friburgo acontecem em áreas rurais aqui mesmo no município ou em cidades vizinhas. Mas também tem gente que coloca mesmo o pé na estrada para curtir um momento de paz e adoração. É o caso dos jovens e adolescentes da Comunidade Cristã, que tem sede na Via Expressa, em Olaria. Cerca de 200 pessoas, entre 14 e 25 anos, embarcam na sexta-feira de carnaval rumo a Joaquim Egídio (SP), para retornar à cidade somente na quarta-feira de Cinzas.

De acordo com o pastor líder do Ministério Jovem da Comunidade, Alceu Oliveira, assim como os retiros de outras denominações, este também mescla atividades ligadas a fé e louvor a Deus e momentos de lazer, brincadeiras e comunhão entre os jovens participantes.

    “O retiro que promovemos reúne vários objetivos, em especial um tempo com Deus e comunhão com os irmãos. Mas também é uma oportunidade de aventura, de amadurecimento e crescimento espiritual”, acredita pastor Alceu. “Esse evento é parte de um todo do nosso trabalho com os jovens. Ele consolida o ensino bíblico, envolvendo os jovens em uma intimidade com Deus através dos acontecimentos que o retiro proporciona”.

Para participar, é preciso estar envolvido com as atividades da igreja e ser membro da instituição. Este ano, inclusive, a denominação promove dois retiros paralelos, um organizado pela sede e que acontece em São Paulo, e outro organizado pela Comunidade Cristã de Conselheiro Paulino, que terá a participação de cem jovens e acontece em Bom Jardim. No caso de São Paulo, é preciso investir R$ 1.150, taxa que inclui custos de transporte e estada na cidade paulista com cinco refeições diárias, além de aluguel de brinquedos e custos geral do evento, sem fins lucrativos.

Programação católica

A Renovação Carismática Católica (RCC) Brasil Conversão Sincera, a RCC Diocese de Nova Friburgo e a Associação Maria Mãe de Deus (AmmaDeus) Casa da Nossa Mãe também promovem programação espiritual durante o carnaval. Os encontros “Viva a Deus no carnaval” vão acontecer de domingo, 11, a terça-feira, 13, das 9h às 16h, com missa todos esses dias.

Com o tema “Retornai ao primeiro amor” (Ap 2,4), o evento religioso será realizado no Centro Poliesportivo José Pereira da Silva (ginásio de Duas Pedras). De acordo com os organizadores, não é necessário se inscrever, basta apenas comparecer ao local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade