Em menos de uma semana, estudantes são alvo de uma tentativa e um assalto

Jovens pedem mais policiamento e melhoria da iluminação pública na região do Prado, alvo constante de bandidos
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Em menos de uma semana, estudantes são alvo de uma tentativa e um assalto

 

Na noite de terça-feira, 25, mais uma tentativa de assalto ocorreu em frente a uma instituição de ensino superior, no distrito de Conselheiro Paulino. Antes, na semana passada um aluno foi assaltado no mesmo local. Um ponto de ônibus em frente à instituição com iluminação precária – onde muitas pessoas costumam esperar o coletivo – tem facilitado a ação dos bandidos. Aliás, de acordo com os estudantes, a ausência de iluminação de qualidade é um dos principais motivos de insegurança na localidade.

“Desde março nosso sossego acabou. Desde o primeiro assalto, todos nós vamos com medo para o ponto de ônibus e até chegar o transporte, o sentimento é de insegurança. A iluminação e o policiamento na avenida precisam melhorar. Para amenizar a situação, nós alunos estamos andando em grupo, para ver se assim os bandidos se sentem intimidados, mas infelizmente não tem funcionado. Queremos ter a liberdade de ir estudar sem medo e retornar às nossas casas em segurança”, desabafou uma aluna.

Em março desse ano, sete estudantes foram agredidos por criminosos e tiveram celulares roubados. Os jovens haviam acabado de sair da aula, por volta das 22h30, e aguardavam o ônibus quando um carro preto parou próximo ao ponto. Dois homens armados saíram do veículo e anunciaram o assalto. Duas vítimas foram agredidas com tapas e coronhadas. Após o episódio, de acordo com alguns estudantes, o policiamento foi reforçado na região por alguns dias, mas após a saída das viaturas, os bandidos voltaram a fazer investidas.

Milhares de pessoas, dia e noite, costumam passar pela Av. Governador Roberto Silveira, no distrito de Conselheiro Paulino. É a principal via de acesso ao segundo bairro mais populoso do município e uma das mais usadas pelos friburguenses, todos os dias. Mesmo com o movimento intenso durante boa parte do dia, os pedestres – principalmente – se sentem inseguros em diversos pontos da avenida.

Bancos, postos de gasolina, centro poliesportivo, estabelecimentos comerciais, casas, escolas e instituições de ensino superior, entre outros, estão localizadas ao longo da via. O distrito tem sido alvo constante de violência, ao longo do ano.

Logo no início do ano, em janeiro, uma escola pública foi alvo de invasão e furto. Em abril, um rapaz de 28 anos foi morto a tiros, em uma rua do distrito. Em agosto, dois homens em um táxi vindo do Rio foram presos em Mury, após a polícia rodoviária achar em um fundo falso, 50 mil pinos de cocaína – que pesava 28g. A droga tinha como destino o morro do Rui Sanglard, em Conselheiro Paulino. Há poucos dias, uma unidade que abriga menores infratores sofreu uma tentativa de invasão e um motociclista de 27 anos foi preso em flagrante levando em uma pochete um talão de resultados de jogos e dois blocos de apostas.

A região clama por um policiamento ostensivo e ruas mais seguras. Alunos de uma instituição de ensino superior, no Prado, constantemente são alvos da violência.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informa que acionou na manhã da última quarta-feira, 26, a empresa contratada para realização dos serviços de iluminação pública no Município para que envie uma equipe até lá, ainda nesta mesma data, avalie a situação e realize os reparos que se fizerem necessários, auxiliando desta forma na segurança de alunos e moradores.

De acordo com o Comandante da Polícia Militar de Nova Friburgo, Coronel Eduardo Vaz Castelano, haverá uma intensificação do policiamento no local “com a equipe que patrulha aquele setor e mais uma equipe do Pamesp Escolar. Com a possibilidade de incrementarmos com o policiamento com bicicletas a partir deste final de semana”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: roubo | furtos
Publicidade