Em Foco - 24/08/2013

David Massena davidmassena52@gmail.com
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

MITOS

Watson Macedo nasceu em Itaocara em 1919, e após terminar a escola em 1937, em Nova Friburgo, tornou-se um consagrado diretor de cinema brasileiro, depois de começar a carreira como servente, cenógrafo e assistente de direção.

Foi o responsável por transformar os atores Grande Otelo, Oscarito, Cyll Farney, Eliana Macedo, que era sua sobrinha, e José Lewgoy, nos grandes nomes das comédias musicais da década de 1950.


ÍDOLO

Watson virou ídolo de toda uma geração. E, em especial, dos friburguenses.

O diretor abriu as portas da cidade para gente famosa, como Adelaide Chiozzo, Rodolfo Mayer, Lourdes Mayer, e mais as divas da Rádio Nacional.

Depois vieram Roberto Farias, Reginaldo Faria (sem o "s” mesmo) e tantos outros técnicos, cenotécnicos, radialistas, atores e produtores.


SEMIDEUS

Carlos Rosemberg, Edmo Zarife, Sérgio Madureira, Lourinho, Heleno Rotay, David Rangel...

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso registrar que Irapuan Guimarães, professor, poeta e ator dos bons, fez sua estreia televisiva na novela "O Semideus” (TV Globo) nos anos 70.

Rogério Lima, hoje radialista, também iniciou carreira na emissora global participando de séries como Caso Verdade, entre outros casos especiais.


BASTIDORES

Se na linha de frente Nova Friburgo emplacou brilhantes atores e atrizes, nos bastidores não é diferente.

Eliane Heringer, uma arquiteta friburguense, ex-aluna do Colégio Anchieta, é hoje um dos grandes nomes da cenografia internacional.

Andréa Cavalcante, uma das mais belas atrizes da geração 80, a inesquecível Mary Hilda de "Ana Raio e Zé Trovão”, da Rede Manchete, é hoje coaching de grandes atores e também de estreantes na Rede Globo de Televisão.


ROTEIRIZANDO

Autora, roteirista e publicitária, Ingrid Zavarezzi estudou no Colégio Anchieta nos anos 70, foi roteirista de "Malhação” após colaborar em "Malhação ID”, e ter assinado "Tal Filho, Tal Pai” e a série "Beijo Me Liga”, do Multishow. 

Seus primeiros trabalhos na Rede Globo foram como colaboradora em "Você Decide” e "Histórias da Noite” – exibidas no "Altas Horas”. 


EM FAMÍLIA

Denise Peixoto começou no teatro em Nova Friburgo, ao lado de Wilson Wagner, Nobel Medeiros e outros mais.

Conheceu David Rangel, radialista, cheio de sonhos e talento de sobra.

Pais de David Lucas e Aline Peixoto, ambos atores, consagrados e premiados, os quatro, em família, fazem sucesso.

Friburguenses que brilham e enchem de orgulho os muitos amigos que ficaram por aqui.

 

MAIS FAMÍLIA

Pai escritor famoso e mãe artista plástica.

A química não poderia ter sido diferente... E Álvaro Ottoni e Anginha hoje vivem o sucesso de duas filhas atrizes e famosas.

Cacá Ottoni acabou sua temporada de mocinha protagonista de Malhação e está no teatro com o espetáculo "Baleia”, direção de Bernardo Lorga.

Elisa Ottoni segue o mesmo caminho... Elas iniciaram suas carreiras aqui, no curso de teatro Daniela Santi, na Usina Cultural Energisa.


TEM MAIS

Muito mais... Gabriel Borges é um jovem ator. Nasceu em Nova Friburgo e começou a estudar teatro aos 14 anos. 

Entre seus principais trabalhos destacam-se as peças "Mais Respeito Que Sou Tua Mãe”, com direção de Miguel Falabella, tendo Claudia Jimenez, Henrique César e Ernani Moraes no elenco, as peças "Melodrama” e "A Louca Palavra”, com direção de Daniel Herz, e na TV destacam-se as participações na novela teen Malhação ID (2010) e o personagem Robertinho na novela "Aquele Beijo”. 

Atualmente é estudante no curso de Teatro da UniverCidade e da Casa de Cultura Laura Alvim.

 

 

 

UM MONTE

Rafael Lorga e Bernardo Lorga são irmãos.

Filhos de Adriana, a Dri Gonçalves, ex-bailarina, cantora, nutricionista, quituteira de mão cheia e amiga querida.

Enteados do cantor Cláudio Nucci, que dispensa apresentação, Rafael e Bernardo são atores, músicos, produtores, diretores e loucos furiosos quando o assunto é arte.

Em comum, além da maternidade, da paternidade e da arte, um carinho especial por Nova Friburgo, onde tudo começou...


SININHO

Nicole é filha da Lucia Torres e do advogado Helio Alvarez.

Atriz, ela estuda na PUC-Rio e no Tablado e acaba de estrear no Teatro Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Rio.

Nicole interpreta a Fada Sininho nas novas aventuras de Peter Pan.

Não sem antes ter brilhado em diversas campanhas e editoriais de moda como modelo.

 

 

 

 

 


EM CENA

É claro que os leitores lembrarão de outros tantos nomes que brilham ou brilharam...

Não importa. Escreva para Em Foco e dê a sua colaboração.

Brilhar é comum entre friburguenses, e o colunista, mesmo vasculhando, cuidadosamente, e lembrando, sempre incorre num cochilo aqui, noutro ali.

Anote aí: davidmassena52@gmail.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade