Em festa pelos 35 anos, Silvana Gym prepara participação nas Olimpíadas

"Vamos levar ao Rio um trabalho inédito no país", diz coreógrafo do grupo
terça-feira, 19 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Silvana (fundo), Eder (à esquerda) e a equipe: Silvana Gym tornou-se um dos mais conceituados grupos de ginástica do Brasil (Foto: Divulgação)
Silvana (fundo), Eder (à esquerda) e a equipe: Silvana Gym tornou-se um dos mais conceituados grupos de ginástica do Brasil (Foto: Divulgação)

As fitas, cores, coreografias e o talento encantam diversas partes do Brasil e do mundo ao longo de 35 anos. Em 2016, no entanto, o grupo Silvana Gym/Inec ainda não participou de nenhuma competição oficial. Mas o motivo é nobre: a equipe de Nova Friburgo vai retocar, de forma especial, o maior evento esportivo do planeta, e será uma das atrações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Por isso, as atletas mantêm foco total nas apresentações que serão feitas. 

 “Fomos sondados no início do ano, e nossa ida foi confirmada juntamente com a delegação”, resume Eder Vieira, um dos responsáveis pela coreografia do grupo. O tema das apresentações é guardado a sete chaves, mas a expectativa por surpresas aumenta com a proximidade dos jogos. O Grupo Silvana Gym/Inec vai ser responsável por toda a parte de entretenimento da ginástica artística nos ginásios do parque olímpico, e promete realizar um grande espetáculo. 

“Vamos levar ao Rio um trabalho inédito no país, e por isso digo que tivemos sorte de sermos convidados para participarmos desse novo formato implantado durante os Jogos Olímpicos. Ainda temos que criar bastante coisa, mas nossa equipe é competente e as pessoas podem esperar um show de cultura e esporte brasileiro”, promete Eder.

Uma história de sucesso

Há exatos 35 anos, Silvana Schwartz Noel, formada em educação física pela UFRJ e especializada em ginástica artística montou um grupo de ginástica, o “Silvana Gym”. Desde então, realiza um trabalho reconhecido não só pelo caráter socioesportivo, como também pela revelação de talentos para a modalidade. Ao longo dessas três décadas e meia, o grupo acumula títulos e participações em diversos festivais nacionais e internacionais, como por exemplo, o de 1991 na Holanda; 1995 na Alemanha; 1996 na Suíça; 1997 nos Estados Unidos; 1999 na Suécia; 2002 na Suíça e na Alemanha; 2003 em Portugal; 2005 na Suíça, 2007 na Áustria e em 2011 na Suíça.​ 

As belas apresentações e a repercussão positiva motivaram o grupo a expandir o raio de ação. Em 2003, Silvana foi convidada a participar do projeto social Esporte para Todos, implantado pela então deputada estadual e supervisora da ginástica artística do Flamengo, Georgette Vidor, que atendia crianças de baixa renda no Sesi de Nova Friburgo. Com o objetivo de ampliar o trabalho social e abrir vagas gratuitas para crianças carentes — também de olho no aperfeiçoamento técnico da equipe —, a professora resolveu deixar o clube e procurar um local para dar continuidade ao trabalho. 

A ONG Silvana Gym/INEC

Em 2006, enfim, foi fundada a ONG Inec. Sem apoio governamental, Silvana alugou um galpão, fez toda a reforma com ajuda da família e ampliou o número de vagas para crianças e jovens de baixa renda. O Inec oferece aos alunos aulas de ginástica artística, ginástica rítmica, aeróbica, dentre outros, proporcionando a oportunidade de tornar o esporte acessível também a jovens e adultos de baixa renda que não possuem condições de pagar pelas aulas. 

“O trabalho é bastante sério, e apesar de todas as dificuldades, estamos tentando manter o mesmo nível há 35 anos. A nossa ONG já tem dez, onde trabalhamos com jovens e adultos de baixa renda para tentar inseri-los no meio esportivo. Sabemos que o esporte é uma forma de educar e socializar as pessoas. A ONG surgiu porque o Grupo Silvana Gym treinava no Nova Friburgo Country Clube, e houve a necessidade de mudança. Nesse momento a Silvana resolveu criar a organização para receber os alunos bolsistas, que não tinham condições de pagar as mensalidades integralmente”, explica Eder Vieira.

À época, a Organização Não Governamental foi criada com a ajuda de alguns apoiadores, mas atualmente o grupo não conta com praticamente nenhum tipo de ajuda. “Estamos batalhando para manter o trabalho, pois não é fácil dispensar um aluno. Temos muitos talentos, e mesmo aqueles que não são tão habilidosos possuem uma força de vontade muito grande”, observa Éder. 

Superando dificuldades e alcançando patamares maiores, o grupo se desdobra entre equipe e escolinhas, na busca por novos talentos. As escolinhas treinam duas vezes por semana, e a equipe responsável pelas apresentações e competições, composta por 40 atletas (sendo quatro bailarinos e 36 ginastas), treina de segunda-feira a sábado, pelo menos três horas por dia. O grupo também realiza exibições na cidade, e utiliza essas oportunidades para dar experiência e ritmo aos atletas.

As aulas para iniciantes acontecem às terças e quintas-feiras nas categorias baby ao pré-II, e às segundas e quartas para adolescentes, jovens e adultos, no Nova Friburgo Country Clube. 
“Nova Friburgo é um celeiro de muitos talentos na ginástica, no ballet e muitos outros esportes. O que falta é investimento para oportunizar o espaço para quem não tem condições de ter total acesso às modalidades”, avalia o coreógrafo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Silvana Gym
Publicidade