Em casa, Frizão começa a decidir título da Copa Rio

Garantido em um torneio nacional em 2017, time tenta agora pôr fim ao incômodo jejum de 12 anos sem conquistas
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Artilheiro da Copa Rio com oito gols, Lohan comanda o ataque do Friburguense contra a Portuguesa
Artilheiro da Copa Rio com oito gols, Lohan comanda o ataque do Friburguense contra a Portuguesa

Cinco anos depois, uma nova oportunidade. Se em 2011 a Copa Rio escapou no Eduardo Guinle, o Friburguense terá a oportunidade de começar a trilhar o caminho para conquistá-lo neste mesmo estádio. Neste domingo, 16, o Tricolor da Serra começa a decidir o título da competição estadual contra a Portuguesa, às 16h, em Nova Friburgo. Garantido em um torneio nacional em 2017, o Frizão tenta agora pôr fim ao incômodo jejum de 12 anos sem conquistas.  A diretoria manteve os preços dos ingressos a R$ 10 e R$ 20 para o jogo deste fim de semana em Nova Friburgo, com expectativa de bom público.

“A gente trabalha muito, e agora precisamos trabalhar ainda mais durante esses dias. A equipe se comportou muito bem, até porque as coisas mudam quando chega no mata-mata. No primeiro empatamos. Não era o que a gente queria, mas sabia que a gente poderia buscar o resultado aqui”, ressaltou o goleiro Luiz Felipe, citando o duelo com o Resende na última quarta-feira, 12.

A goleada por 4 a 1 no Vale do Aço, no segundo jogo da semifinal, credencia o Friburguense na disputa pela taça contra um adversário já conhecido. A equipe comandada por Merica já enfrentou a Portuguesa na competição, pela última rodada da primeira fase, quando acabou derrotada por 2 a 1 no Luso-Brasileiro.

Neste mesmo estádio o Frizão já experimentou a alegria do acesso à série A estadual, em 2011, e a decepção pelo rebaixamento este ano. A casa da Portuguesa voltará a fazer parte de um importante capítulo da história tricolor no próximo sábado, 22, quando acontece o duelo final pelo troféu da Copa Rio.

Time deve ser o mesmo

A tendência para o primeiro jogo da final é que o técnico Merica volte a ter Ziquinha como opção. Desta forma, o retorno do experiente atacante, na vaga do jovem Lucas, deve ser a única novidade em relação ao duelo da semifinal contra o Resende. O Friburguense deve entrar em campo com Luiz Felipe, Léo, Pierre, Diego Guerra e Ricardo; Bidu, Vitinho, Sérgio Gomes e Gleison; Ziquinha (Lucas) e Lohan.

Siqueira: “É uma resposta imediata”

Em menos de seis meses, o Friburguense saiu de um momento delicado no campeonato carioca para uma final de Copa Rio. A queda nas receitas e as incertezas sobre o futuro do clube não desanimaram os dirigentes, que enfrentaram os obstáculos e fizeram esforços para garantir a participação na competição estadual deste segundo semestre.

O contrato com a Stam foi renovado, a base liderada pelos jogadores mais experientes mantida e alguns valores da base foram promovidos. A receita deu certo, e depois de uma boa campanha na primeira fase, o Tricolor da Serra avançou para as semifinais da Copa Rio.

A vaga na grande decisão foi conquistada com uma vitória marcante por 4 a 1 sobre o Resende, no Vale do Aço, depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida em Nova Friburgo. Além do direito de disputar o título, o Tricolor da Serra também garantiu o retorno ao cenário do futebol nacional, com uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil da próxima temporada.

Responsável pelo futebol do Friburguense, o gerente José Siqueira vibra como o bom momento vivido pelo Friburguense. A vaga na grande decisão e a garantia de estar presente em uma competição de nível nacional, segundo ele, representam uma resposta imediata às incertezas e aos questionamentos feitos depois do carioca deste ano.

“Estamos muito felizes com essa classificação, já que é uma grande base do Carioca. Tivemos uma mudança de mentalidade, mas conseguimos superar o momento difícil. É uma resposta rápida para as pessoas. Agora vamos ter que priorizar o calendário para o ano todo. Muita gente pensou que não fôssemos participar dessa Copa Rio, mas não, conseguimos entrar, já visando a segunda divisão. Conseguimos o objetivo que era disputar uma competição nacional no ano que vem. A nossa prioridade é escolher a Série D do Brasileiro, porque nos dá um calendário maior, nos possibilita a renovação dos atletas”, comenta Siqueira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade