Eleições 2018: Zona Eleitoral 81 é extinta em Nova Friburgo

Duas Barras, Trajano, Madalena, Laje do Muriaé e Rio das Flores não têm mais ZE única. Entenda as mudanças
quinta-feira, 09 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Eleições 2018: Zona Eleitoral 81 é extinta em Nova Friburgo

A Zona Eleitoral 81, em Nova Friburgo, foi extinta pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e todos os eleitores dela foram automaticamente remanejados para a ZE 222, no antigo Fórum, na Praça Getúlio Vargas, no Centro. A ZE 26 continua em vigor. A medida vai “aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais”, segundo o TRE-RJ.

Ainda de acordo com o TRE-RJ, os locais de votação dos eleitores não devem ser alterados para as eleiçôes de 2018, mas é recomendável conferir o endereço da seção antes do pleito. Os eleitores não precisam solicitar atualização no título eleitoral, desde que a sua situação esteja regular.

No interior do estado, 36 zonas eleitorais foram extintas. Na capital, foram 48. Até o fim de novembro, o número de zonas eleitorais terá passado de 249 para 165 em todo o estado. Com o rezoneamento realizado em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima economizar R$ 74 milhões ao ano.

Duas Barras, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Laje do Muriaé e Rio das Flores tiveram zona eleitoral única extintas. Postos de atendimento foram criados em cidades vizinhas, onde os eleitores poderão solicitar serviços como primeira via do título, transferência de domicílio, atualização de dados pessoais e justificativa eleitoral, entre outros. Veja mais aqui.

Entenda a diferença entre zona e seção

Zona eleitoral é a região gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Pode ser composta por mais de um município, ou por parte dele. Normalmente segue a divisão de comarcas da Justiça Estadual.

Já a seção eleitoral é o local onde eleitores votam. Nela funciona a mesa receptora, composta de seis mesários nomeados pelo juiz eleitoral. Na seção eleitoral fica instalada a urna eletrônica, equipamento no qual são registrados os votos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade