Eclipse lunar total encanta friburguenses durante a madrugada

Fase da umbra, quando a sombra da Terra começa a ser projetada na Lua, iluminada pelo Sol, teve início à 1h33 e atingiu ápice às 3h12
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A sombra da Terra na Lua, iluminada pelo Sol (Fotos: Marcio Madeira e Reinaldo Ivaniska)
A sombra da Terra na Lua, iluminada pelo Sol (Fotos: Marcio Madeira e Reinaldo Ivaniska)

Os insones tiveram uma boa razão para se manterem acordados na noite passada. O eclipse lunar total, com lua cheia, brindou também friburguenses com um belo espetáculo na madrugada desta segunda-feira, 21. O fenômeno foi visto em todo o Brasil.

No eclipse total, Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. O último fenômeno desse tipo foi visto em julho de 2018, porém, desta vez durou mais tempo.

O eclipse começou 36 minutos após a meia-noite. A fase da umbra, quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua, iluminada pelo Sol, teve início à 1h33. Às 3h12 o fenômeno chegou à fase total máxima. A fase parcial seguiu até 4h50. Tudo terminou às 5h48.

Diferentemente de um eclipse solar total, quando o Sol fica escondido, a  versão lunar não exige óculos de proteção. A visão da Lua se dá a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre. Neste sentido, Nova Friburgo tem um dos melhores céus do Brasil para observação astronômica.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade