Domingo tem Banda na Praça com a Euterpe Friburguense

Haverá duas apresentações, às 11h e às 15h, dentro do evento de ocupação de espaços Urban Hacking
sexta-feira, 22 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A banda Euterpe mais uma vez promete agradar em cheio no evento Urban Hacking com um repertório eclético
A banda Euterpe mais uma vez promete agradar em cheio no evento Urban Hacking com um repertório eclético

A banda sinfônica Euterpe Friburguense participa neste domingo, 24, de mais uma edição do projeto Banda na Praça, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que promove apresentações das bandas de música do município todos os meses em espaços públicos. Desta vez, o projeto vai se integrar ao evento de ocupação de espaços urbanos Urban Hacking, promovido pelo Sebrae na Praça do Suspiro, com o tema “Nova Friburgo. Nossa Cidade, Nossa História”. A Euterpe fará duas apresentações, às 11h e às 15h.

A Euterpe Friburguense vai se apresentar sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto que preparou grandes clássicos no repertório. Entre eles, ‘Aquarela do Brasil’, ‘Seleção de Tim Maia’, ‘Ponteio’, ‘Feitiço da Vila’, ‘Samba do Avião’, ‘Regra Três’, ‘Os Boêmios’, ‘Copacabana’, ‘Feira de Mangaio’ e ‘A Vida do Viajante’

Participação dos trovadores

Em meio à programação, que contará com as presenças do diretor do Sebrae, Evandro Peçanha e da gerente nacional, Ana Clévia e do prefeito Renato Bravo, entre outras autoridades, também haverá a participação especial dos trovadores, liderados pela jornalista e poetisa Elisabeth Souza Cruz. Presidente da seção local da UBT - União  Brasileira dos Trovadores. Às 14h30 haverá apresentações de trovas na alameda dos trovadores Rodolpho Abbud, anexa à praça.

Essa será a terceira vez que a banda Euterpe se apresentará esse mês (a primeira foi o concerto do Dia da Itália, no último dia 2 e na própria festa de Santo Antônio, dia 11). Na tarde do próximo dia 30, a agremiação ainda participará da inauguração do monumento ‘2 Séculos de Alegria’, obra do artista plástico Felga Moraes e do Instituto Felga i Gracias, que será instalada na Avenida Alberto Braune, celebrando assim as instituições carnavalescas friburguenses.

Um pouco sobre a Euterpe Friburguense

A banda Euterpe Friburguense é a mais antiga expressão cultural do município, e possui uma histórica ligação com a própria praça em que será realizado o evento. O Suspiro também é onde se localiza a capela de Santo Antonio, que completou seus 134 anos no último dia 13, dia do santo. A obra de construção da capela é do mesmo fundador da Euterpe, o português Samuel Antonio dos Santos, maestro de bordo da Marinha lusitana que, em 1858 enfrentou com sua fé, uma tormenta na travessia marítima Lisboa- Buenos Aires, tendo prometido que, a salvo na primeira cidade em que se fixasse, fundaria uma banda (a Euterpe, em 1863) e ergueria um templo (1884) ao seu santo de devoção.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade