Do 6x0 ao 5x4: Frizão e Vasco se reencontram em São Januário

Para tentar surpreender o Vasco e vencer em São Januário pela primeira vez, Friburguense terá novamente à disposição os experientes Cadão e Bidu
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
por Vinicius Gastin
Caso Marcos não se recupere, goleiro Afonso segue na meta tricolor (Foto: Vinicius Gastin)
Caso Marcos não se recupere, goleiro Afonso segue na meta tricolor (Foto: Vinicius Gastin)

As duas últimas vezes em que Friburguense e Vasco se encontraram pelo Campeonato Carioca renderam histórias marcantes para os dois clubes. Em 26 de janeiro de 2014, o cruzmaltino goleava o Tricolor da Serra por 6x0 em São Januário, em jogo para ser esquecido pelo time de Nova Friburgo. Pouco mais de um ano depois, aconteceria algo difícil de não ser lembrado pelo torcedor friburguense: uma vitória épica no Eduardo Guinle por 5x4, no dia 5 de abril de 2015.

“Não tem como esquecer jamais, pois marca a trajetória e a carreira de um jogador. Foi um lance que talvez tenha decidido a história de um campeonato, diante de uma equipe grande. Graças a Deus fui abençoado com a oportunidade de fazer essa defesa e ajudar o Friburguense, que precisava da vitória”, avalia Marcos, que se tornou um dos personagens da partida ao defender um pênalti cobrado por Gilberto no último lance.

Na noite desta quinta-feira, às 19h, Friburguense e Vasco escreverão um novo enredo para o confronto em São Januário, em duelo válido pela sexta rodada do estadual. De fato, o encontro da vez é mais importante para o Tricolor da Serra, uma vez que o time da Colina já está matematicamente classificado para a próxima fase do campeonato carioca. O Frizão é o quinto colocado do grupo B com cinco pontos, mesmo número de América e Madureira, terceiro e quarto colocados respectivamente. Para seguir na briga por uma das quatro vagas, a equipe comandada por Gerson Andreotti deverá alcançar entre cinco ou seis pontos nas últimas três rodadas, quando enfrenta, além do Vasco, Fluminense e Portuguesa no Eduardo Guinle.

 A equipe vive um momento de recuperação no torneio, depois de duas derrotas consecutivas para Baoavista e Bangu. O Frizão conseguiu somar quatro pontos nas duas últimas partidas, ao vencer a Cabofriense em casa e empatar com o Resende fora de casa. Autor do gol na última rodada, Jorge Luiz destacou a postura tricolor na etapa final. "Entramos desligados na partida e levamos uma bronca básica no intervalo. Voltamos bem para o segundo tempo, lutamos até o fim e conseguimos o empate que foi um bom resultado.”

O atacante Romulo ressaltou que o Friburguense preferia ter conquistado a vitória diante do Resende, mas não desprezou o empate conquistado. "Queríamos a vitória, mas dentro do que foi a partida, acho que esse empate foi bom. Nosso segundo tempo foi totalmente diferente do primeiro, mudamos de postura e chegamos ao empate."

Pierre deve ser mantido

Para tentar surpreender o Vasco e tentar vencer em São Januário pela primeira vez – são 13 derrotas em 13 partidas na casa do cruzmaltino pelo estadual – o Friburguense terá novamente à disposição os experientes Cadão e Bidu. A dupla cumpriu suspensão contra o Resende, mas Andreotti sinaliza que vai manter o jovem Pierre na equipe. Desta forma, Bidu deverá ser recuado para a zaga, e Cadão preservado para o duelo com o Fluminense. A expectativa gira em torno das recuperações do goleiro Marcos e do atacante Caíque – que possivelmente entrariam nas vagas ocupadas por Afonso e Maycon - para confirmar a escalação. Os outros prováveis titulares são Ronaldo, Diego Guerra e Flavinho; Vitinho, Jorge Luiz, Gleison e Romulo.

A preparação para o jogo contra o Vasco teve início na tarde de segunda-feira, e prosseguiu em período integral na terça e durante a tarde na quarta. Na sequência, a delegação viajou para a concentração no Rio de Janeiro.

Novos uniformes são a novidade

O Friburguense apresentará uma bela novidade no jogo desta quinta-feira, 25, contra o Vasco em São Januário. Como já se tornou tradição, o clube sempre prepara uma edição especial de terceiro uniforme para o campeonato carioca. Já houve homenagem à Nova Friburgo, uma camisa inspirada no Barcelona, da Espanha, e no ano passado um azul para homenagear o Fluminense de Friburgo, um dos clubes precursores do Tricolor da Serra (camisa esta que ainda é utilizada nesta temporada).

Para 2016, o Frizão vai apostar na cor predominante do Serrano, o outro clube que deu origem ao Friburguense. O uniforme vermelho conta com detalhes em azul nas listas laterais, mangas e números. As camisas serão utilizadas pela primeira vez diante do Vasco, mas já estão à venda no departamento de futebol, no estádio Eduardo Guinle.

Juniores do Frizão batem Resende e assumem a quarta posição

A invencibilidade continua. E a escalada na tabela de classificação também. O time de juniores do Friburguense voltou a vencer pelo campeonato carioca na tarde do último domingo, 21, e desta forma entrou pela primeira vez no G-4. O Tricolor da Serra bateu o Resende por 3x1 no estádio do Trabalhador, e chegou aos 11 pontos conquistados em cinco rodadas. As três vitórias e dois empates no torneio levam a equipe comandada por Eduardo à quarta colocação, a apenas quatro pontos do líder Botafogo. São 14 gols marcados e apenas oito sofridos.

O lateral Ramon abriu o placar para o Frizão aos 26 minutos do primeiro tempo. Julio Cesar ampliou a vantagem aos 21 da etapa final, mas o Resende foi buscar o primeiro gol restando apenas quatro minutos para o encerramento da partida. O que poderia ser pressão transformou-se em alívio quando Dinho, aos 45, balançou as redes e decretou a vitória por 3x1. O Friburguense foi escalado com Hugo, Ramon Frez (Rodrigo), Alanderson, Julio Cesar e Jefinho; Murillo, Rafael, João Victor e João Pedro (Matheus); Caio (Humberto) e Dinho.

Nesta quinta-feira, 25, o Friburguense viaja para o Rio de Janeiro com a missão de, no mínimo, retornar para Nova Friburgo com algum ponto na bagagem. O desafio é o Vasco da Gama, às 16h45, em São Januário, na partida que será preliminar ao duelo entre os profissionais. No sábado, 27, o Frizão sub-20 recebe o Fluminense, às 15h, no Eduardo Guinle.

A 6ª rodada - Carioca 2016

24/fev - 16h - Madureira x Macaé, Cons.Galvão*
24/fev - 16h - Bangu x Volta Redonda, Moça Bonita*
24/fev - 19h30 - Tigres x Resende, Los Lários*
24/fev - 19h30 - Cabofriense x Flamengo, Moacyrzão *
24/fev - 21h45 - Botafogo x Fluminense, Kleber Andrade*
25/fev - 16h - Portuguesa x Bonsucesso, Luso Brasileiro
25/fev - 21h - America x Boavista, Giulite Coutinho
25/fev - 19h - Vasco x Friburguense, São Januário
*Jogos não encerrados até o fechamento desta edição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade