Dia Nacional de Combate às Drogas foi celebrado com evento

Foram oferecidas sábado atividades gratuitas como testes de glicemia, visão e audição, aferição de pressão, teste de dependência de nicotina e até massoterapia
segunda-feira, 01 de julho de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A equipe que participou da ação (Foto: Divulgação Leonardo Vellozo/Secom)
A equipe que participou da ação (Foto: Divulgação Leonardo Vellozo/Secom)

 

O Dia Nacional de Combate às Drogas foi celebrado oficialmente na última quarta-feira, 26 de junho, mas a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas reservou o último sábado, 29, para celebrar a data de maneira especial, com música, dança, serviços e muita orientação. Foram oferecidas diversas atividades gratuitas à população friburguense durante todo o dia na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.

Essa é a terceira edição do evento, que contou com diversos servidores da Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas, o secretário de Estado de Política Sobre Drogas, Bruno Marinho, o delegado titular da 151ª DP, Henrique Pessoa, além de representantes do Sanatório Naval, Guarda Civil Municipal (GCM), igrejas, grupos de ajuda, Humédica Brasil Nova Friburgo, Esquadrão da Vida, Associação dos Doentes Crônicos do Brasil (ADCBRA) e Narcóticos Anônimos.

Entre as ações de saúde oferecidas estavam a realização de testes de glicemia, visão e audição, aferição de pressão arterial, teste de dependência de nicotina, através da Coordenadoria de Controle de Tabagismo, e até massoterapia. Também teve apresentação musical do cantor Celso da Kombi, apresentação de dança típica alemã, além dos campeões estaduais do Festival Nossa Arte - Apae Nova Friburgo.

“O mais importante é que reunimos aqui pessoas e entidades capacitadas a passarem as melhores e mais precisas informações ao público. E a proposta é justamente essa, fazer desse evento um atrativo agradável e acolhedor. Porque é o que sempre digo: quanto mais informação, melhor a decisão”, afirmou o secretário municipal de Política Sobre Drogas, Daniel Lage.

Parceria com o Esquadrão da Vida

Uma das instituições participantes da 3º edição do evento em celebração ao Dia Nacional de Combate às Drogas, foi o Esquadrão da Vida, uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que atua na recuperação de dependentes químicos e alcoolistas buscando restaurá-los e reintegrá-los à família e à sociedade, através de um tratamento não medicamentoso realizado num ambiente familiar-cristão.

O Esquadrão da Vida é parceiro da Secretaria Municipal de Política Sobre Drogas e disponibiliza gratuitamente ao município algumas vagas no sítio de acolhimento, que fica na cidade vizinha de Cachoeiras de Macacu.

“Essa parceria tem sido muito positiva. Nossa vitória é ver as pessoas saindo do mundo das drogas. Por isso o nome Esquadrão da Vida. Acreditamos que cada ser humano tem potencial, pode ser recuperado e tratado”, disse Sakiamuni Brasileiro Silva, o pastor Muninho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade