Dia Nacional da Suíça é celebrado com festa em Friburgo

Pela manhã houve cerimônia de hasteamento das bandeiras na Praça das Colônias com a presença do cônsul da Suíça, Rudolf Wyss
quinta-feira, 01 de agosto de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Dia Nacional da Suíça é celebrado com festa em Friburgo

Nova Friburgo celebrou nesta quinta-feira, 1º, o Dia Nacional da Suíça, com extensa programação na cidade. Este ano, a data está sendo ainda mais comemorada, já que em 2019 completam-se 200 anos da chegada dos primeiros suíços à Nova Friburgo, cidade com forte influência do país europeu em sua formação.

As celebrações tiveram início na parte da manhã, com o hasteamento de bandeiras na Praça das Colônias, no Suspiro. A solenidade contou com a presença do cônsul-geral da Suíça, Rudolf Wiss; do secretário municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge, o Marinho, que representou o prefeito Renato Bravo; da primeira-dama, Cristina Bravo e de outros secretários municipais, além do secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, general Roberto Robadey Júnior, representando o governador do Estado, Wilson Witzel; do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz, além de Marcos Gastin, presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri); Geraldo Thurler, presidente da Colônia Suíça em Nova Friburgo, e representantes das outras nove colônias de povos formadores de Nova Friburgo.

Após o hasteamento das bandeiras, alunos da Escola Municipal Vevey La Jolie, da localidade de Conquista, distrito de Campo do Coelho, fizeram uma apresentação de dança típica da Suíça, enquanto os alunos da Escola Municipal Helena Coutinho, de Olaria, serviram um fondue com o típico chocolate suíço.

Cônsul-geral da Suíça orgulhoso

“Estou muito orgulhoso de estar em Nova Friburgo para celebrar o aniversário da colonização suíça. Parabéns a todos os cidadãos suíços e seus descendentes aqui em Nova Friburgo. Muitos de vocês devem ser descendentes de suíços e se sentem cultural e emocionalmente próximos da Suíça. Agradeço muito por poder representar o meu país, sua cultura, gastronomia e tradição aqui no Brasil e em Nova Friburgo”, afirmou Rudolf Wiss, cônsul-geral da Suíça no Rio.

Às 12h30 foi realizada nova cerimônia de hasteamento de bandeiras, desta vez na Casa Suíça, anexa à Queijaria Escola, na localidade de Conquista, no distrito de Campo do Coelho.

Autoridades exaltaram a importância da data

“Hoje é uma manhã festiva não apenas pelo Dia Nacional da Suíça. No contexto do recente bicentenário da fundação de Nova Friburgo, que vivenciamos em maio do ano passado, não nos faltam motivos para continuar celebrando. Hoje, 1º de agosto, é data para reverenciarmos mais um dos nossos países-irmão: a Suíça. Muito além do gesto simbólico do hasteamento da bandeira, ganha destaque nessa cerimônia o nosso reconhecimento e agradecimento por aqueles ascendentes que, inicialmente, ao lado dos povos africano e português, desbravaram essas terras. Em nome do governo municipal deixamos registrada toda nossa gratidão ao povo suíço e seus descendentes” disse o secretário municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge, o Marinho.

“Temos que celebrar muito essa integração entre Nova Friburgo e Suíça. Sabemos perfeitamente que naquele 4 de julho, quando os primeiros suíços partiram rumo a essas terras, não foi uma jornada fácil. Foram dias de luta, dias de sofrimento. Mas, hoje podemos, com orgulho no peito, parabenizar a colônia portuguesa pelo decreto de Dom João VI e também a colônia suíça, que lutou muito para fazer de Nova Friburgo a cidade que é hoje”, declarou Alexandre Cruz, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo.

Programação continua à noite

A celebração pelo Dia Nacional da Suíça continua a partir das 19h30 no Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro, com apresentação do coral Allons Chanter Infantojuvenil, da Aliança Francesa de Nova Friburgo, composto, em quase sua totalidade, por alunos da rede municipal, além de outras atrações na Praça das Colônias.

Estão previstas ainda apresentações de coral, danças folclóricas, capoeira, dança de salão e músicas típicas. Fechando a programação, às 21h acontecerá o Cortejo de Lanternas na Praça do Suspiro, uma tradição folclórica que será apresentada pela Escola municipal Vevey La Jolie, de Conquista. A novidade é que neste ano o Cortejo de Lanternas também se estenderá às cadeirinhas do teleférico, promovendo um lindo espetáculo de luzes durante o percurso.

Agosto Suíço

No entanto, a programação não se restringe apenas ao dia 1º de agosto. As celebrações se estenderão por todo o mês, no chamado Agosto Suíço. No próximo dia 11, a partir das 18h, o Teatro Municipal Laercio Ventura será palco de um recital de música e canto com jovens talentos friburguenses. No dia 18, um domingo, ocorrerá a disputa do Route MTB Fribourg, tradicional competição de mountain bike, que conta com o apoio do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro. A prova terá largada a partir das 9h em frente à Casa Suíça, em Conquista. Fechando a programação do Agosto Suíço, será realizado o Festival do Chocolate nos dias 23, 24 e 25, na Casa Suíça, com inúmeras delícias da Frialp Queijaria e Chocolataria e a expectativa de atrair milhares de turistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Suiça
Publicidade