Dia Nacional da Itália é celebrado em Friburgo neste sábado

Data será comemorada com solenidade em frente à Praça das Colônias, no Suspiro
sexta-feira, 01 de junho de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
A fachada da Casa d'Itália, na Alberto Braune (fotos: Henrique Pinheiro)
A fachada da Casa d'Itália, na Alberto Braune (fotos: Henrique Pinheiro)

O Dia Nacional da Itália será comemorado na manhã deste sábado, 2, com a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras, na Praça das Colônias, no Suspiro, às 10h. O evento vai reunir autoridades civis e militares, presidentes e integrantes das colônias locais, além de convidados. Assim como em edições anteriores, a festividade promete ser marcada pela emoção e alegria. Na ocasião, serão executados os hinos brasileiro e italiano, e destacada a participação e importância dos italianos na colonização de Nova Friburgo.

De acordo com o representante da Colônia Italiana, Alessandro Vianello, nesta data a Itália, assim como as várias representações diplomáticas da nação pelo mundo, inclusive Nova Friburgo, celebram a instauração da República no país. “Em 2 de junho de 1946 foi escolhida a nova forma de governo da Itália: a República. Por isso a data é tão importante. Ela simboliza a renascimento de um país que havia sido quase que totalmente destruído pela guerra”, explicou ele.

Sobre o número de descendentes italianos em Nova Friburgo, Alessandro conta que: “ao longo dos anos milhares de italianos chegaram aqui e aos municípios vizinhos. Acredito que, atualmente, cerca de 30% da população tenha alguma ascendência italiana”, revela.

Ele conta ainda que a arquitetura urbana da cidade foi muito influenciada pelos italianos. “Embora diversos prédios e casas tenham sido demolidos, ainda hoje há exemplos como os edifícios Spinelli e Itália, a Igreja de São Francisco de Assis e o comércio. O bar e posteriormente a Galeria Universal dos Lo Bianco, a Casa das Canetas do La Rocca, as sapatarias dos Mastrângelo, a Casa de Tintas da família Mielli e o empório da família Meressi são alguns dos exemplos”, enumera.

Um dos principais espaços da Colônia no município é a Casa d’Itália (foto). Fundada em 1926, o espaço representa uma casa para os italianos e seus descendentes e também para quem não é italiano, mas ama a cultura daquele país. No local há eventos culturais e cursos de língua e cultura italiana. Mais informações pelo e-mail cditalia.nf@gmail.com.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Colônia Italiana
Publicidade