Dia do Rotariano é celebrado hoje

Em Nova Friburgo, os 5 clubes do Rotary são responsáveis por diversas ações sociais
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
por Dayane Emrich
O projeto
O projeto "De Olho no Futuro" do Rotary de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

Em busca de uma sociedade mais justa, o Rotary Club -- entidade internacional sem fins lucrativos -- promove uma série de atividades e projetos sociais em diversas partes do mundo. Em Nova Friburgo, os cinco clubes do Rotary — Nova Friburgo, Caledônia, Imperador, Suspiro e Olaria — são responsáveis pela melhora na qualidade de vida de centenas de pessoas. Movidos pela boa vontade e pelo amor ao próximo, eles celebram hoje, 23, o Dia do Rotariano. Por isso, além da história dos clubes, conheça algumas das principais atividades que eles promovem na cidade.

Rotary Nova Friburgo

Dentre os clubes que existem na cidade, o primeiro a ser criado -- em 18 de novembro de 1950 -- foi o Rotary Nova Friburgo. Há 67 anos atuando em causas nobres, o clube é autor do projeto “De Olho no Futuro”. De acordo com a presidente da instituição, a empresária Márcia Carestiato, a iniciativa acontece há 15 anos e atende alunos da rede municipal de ensino. “Já passamos por todas as escolas do município. Além de exames de acuidade visual em mais de 20 mil alunos, fizemos a doação de 987 óculos”, conta.

 Ainda segundo Márcia, o clube foi responsável pela doação de um consultório odontológico ao ambulatório Bento XVI, na Catedral São João Batista; e pela doação da sala de exames audiométricos e da reforma do espaço de equoterapia, ambos da Sociedade Pestalozzi.

Há ainda a doação da unidade neonatal para a maternidade de Nova Friburgo e o plantio de árvores, em parceria com outros rotarys da cidade. “Nosso lema é: ‘Dar de si antes de pensar em si’. O Rotary faz a diferença na vida das pessoas, nas comunidades e nas entidades, local e mundialmente”, afirma Márcia.

Rotary Caledônia

Fundado em 25 de fevereiro de 1980, o Rotary Caledônia completa 38 anos no próximo domingo, 25. Com 36 associados e dois sócios honorários, a entidade é presidida por José Melquior Zolrzal e realiza ações nas áreas de educação e saúde infantil. Uma delas é o banco de cadeiras de rodas que já distribuiu mais de 750 unidades.

“Ajudamos também a montar o banco de aleitamento materno na maternidade, através da doação de equipamentos; e organizamos anualmente a festa de Natal da Creche Santa Izabel, com a doação de presentes para todas as crianças. Eventualmente abraçamos também outros projetos pontuais em função das necessidades de nossas entidades assistenciais”, explicou o presidente.

Rotary Imperador

O Rotary Imperador tem aproximadamente 26 anos de existência. A entidade conta atualmente com 25 associados e um sócio honorário. “Nosso maior projeto é a Farmácia Comunitária, que atende mais de nove mil famílias cadastradas. Há ainda o Outubro das Crianças, que leva entretenimento e brindes à toda rede municipal de ensino”, conta a presidente Merian Curty Thedin.

Rotary Suspiro

Já o Rotary Suspiro foi criado em 16 de agosto de 2007. Presidido por Antônio Carlos Rodrigues Lyra, o clube conta com 30 associados e prioriza ações na comunidade rural de Rio Bonito, em Lumiar, e em prol da Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf). A associação realiza também doações de livros para bibliotecas de escolas municipais, ações efetivas de combate a dengue e de plantio de mudas.

Rotary Olaria

O Rotary Olaria tem como presidente Marco Aurélio Pinheiro da Silva e é o mais novo entre os cinco clubes de serviço da cidade. Ele é responsável pela iniciativa “Se educar, muda”. Há quatro anos em exercício, a ação acontece nas escolas municipais e tem como objetivo estimular o uso integral dos alimentos; a criatividade na utilização de ingredientes, bem como a reeducação alimentar. Fazem parte do projeto ainda atividades de teatro, música, concursos e exposição de fotos.

Outra ação do Rotary Olaria é o “Tocando a vida”, em parceria com a Sociedade Musical Campesina Friburguense. “Nosso objetivo é promover a iniciação musical com as crianças da rede musical de ensino. Atualmente, está sendo desenvolvido na Escola Municipal Cecília Meireles, sendo 22 alunos contemplados com aulas de música”, disse Marco.

Mais informações sobre os clubes e suas ações podem ser obtidas na sede do Rotary Nova Friburgo, na Rua Augusto Spinelli, 169, Centro, ou pelo telefone 2522-4495.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade