Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas no Suspiro

Manacás-da-serra e pau-brasil passam a embelezar a Praça dos Trovadores
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas no Suspiro

Nova Friburgo celebrou o Dia da Árvore nesta sexta-feira, 21, e deu boas-vindas à primavera, neste sábado, 22, com o plantio de 13 mudas de manacás-da-serra e uma de pau-brasil na Praça dos Trovadores, no Suspiro. A iniciativa, fruto da parceria entre a União Brasileira de Trovadores (UBT) Nova Friburgo, a Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri) e o Horto Municipal visa ressaltar a importância da preservação das árvores e das florestas, além de embelezar um espaço público importante para a o turismo local.

As mudas foram plantadas pela presidente da UBT-Nova Friburgo, Elisabeth Souza Cruz; o representante do horto, Jorge Natureza; o presidente da Ascofri, Alex Alfaya; e representantes das colônias: Áustria, Itália, Japão, Líbano e Portugal. O evento contou ainda com a colaboração do Tiro de Guerra 01-010.

Segundo Jorge Natureza, a escolha das espécies se deu em função da representatividade, especialmente no caso do pau-brasil, e pela adaptação e beleza, no casos dos manacás. O manacá-da-serra é uma árvores que pode alcançar até 12 metros de altura e suas flores, que mudam de cor com o tempo, passando por variações do branco ao roxo, é uma nativa da Mata Atlântica. E o pau-brasil, árvore que deu origem ao país, é uma das mudas cuidadas pelo horto. Difícil de germinar, ela foi adquirida e cuidada pelo espaço.

“Estamos na época de plantio do manacá-da-serra, e acreditamos que suas flores irão trazer ainda mais beleza para este espaço tão importante para a cultura da cidade. Estamos até planejando para o próximo ano, junto com a UBT, um concurso de trovas que tenha como tema essas flores. O pau-brasil é uma das 14 mudas cuidadas pelo horto e foi especialmente reservada para compor esse local. Com crescimento rápido, neste mesmo período de 2019 já deverá ter alcançado dois metros de altura”, conta Jorge.

A escolha da Praça dos Trovadores para receber a ação emocionou a presidente da UBT, que já consegue imaginar a próxima edição dos Jogos Florais em meio a floração dos manacás.

“Ficamos honrados pelo convite de compor essa parceria, no ano que vem esse nosso espaço já estará florido, especialmente porque as mudas já estão grandes e algumas já têm até botões, é um ganho muito grande para a população friburguense. Essa ação valoriza o espaço público, humaniza. É uma soma de valores: trovas e flores”, declara Elisabeth.

Também de olho no futuro, o presidente da Ascofri com as mãos sujas de terra descreve a emoção de poder plantar uma das mudas: “É isso, precisamos colocar as mãos na terra para que a gente tenha uma cidade melhor para as próximas gerações. Já consigo visualizar, daqui a alguns anos, essas árvores fazendo sombra para casais de namorados”, diz Alex.

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é árvore que mete até 12 metros de altura. Tem o tronco girando em torno de 30 centímetros de diâmetro. As folhas são rígidas e as flores mudam de cor à medida que envelhecem. As flores apresentam tons que variam do branco ao roxo, passando pelo rosa.

A espécie é originária da Mata Atlântica e ocorre em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A primavera de 2018 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 22  às 22h54min.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade