Dia D contra pólio e sarampo alcançou menos de 40% do público-alvo

Balanço aponta 6.378 doses aplicadas em crianças no último sábado. Baixa adesão à campanha ocorreu em todo o estado
terça-feira, 21 de agosto de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Fila no posto de Riograndina no último sábado (Foto de leitor)
Fila no posto de Riograndina no último sábado (Foto de leitor)

 

O balanço da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo aponta que 3.228 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 3.150 contra o sarampo no Dia D, realizado no último sábado, 18. Esses números correspondem a 38,06% e 37,34%, respectivamente, do público-alvo do município, estimado em cerca de dez mil crianças. A campanha nacional de imunização teve início no dia 6 e vai até o próximo dia 31. O Ministério da Saúde ainda não sinalizou a possibilidade de prorrogação.

A vacina contra o sarampo deve ser tomada por todas as crianças com mais de 1 ano, independente da situação vacinal. Já as doses contra a pólio são aplicadas nas crianças de 1 ano e menos de 5 anos. No caso da poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida recebem a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, recebem a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. E todas devem tomar uma dose da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A situação de Nova Friburgo, onde a procura por imunização está abaixo do esperado, também é vista em todo o estado. A Secretaria estadual de Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira, 20, um alerta sobre a baixa procura das vacinas de poliomielite e sarampo. Segundo a SES, com o Dia D o estado atingiu a cobertura de 33,39% e 31,94%, respectivamente, contra as doenças. Em números gerais, a expectativa é de que no Rio de Janeiro 812 mil crianças sejam vacinadas, no entanto, até o momento, os dados preliminares apontam que foram aplicadas somente 259.335 doses contra a poliomielite e 271.038 contra o sarampo.

A cobertura vacinal no estado ano passado foi de 95% do público-alvo contra o sarampo e 86% contra a poliomielite. Já no município, o alcance foi 86% da cobertura contra a pólio e 100% contra o sarampo. Para a campanha nacional foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde um milhão de doses de cada vacina. Nova Friburgo recebeu 5.350 vacinas VOP (gotinhas) e 5.050 doses da tríplice viral (que protege contra caxumba, sarampo e rubéola).

No município ainda não estão previstas novas ações de divulgação sobre a vacinação, uma vez que foram divulgados vários comunicados antes do início da campanha nacional, mas não está descartada a utilização de um reforço, caso não seja atingida a meta: “A respeito das ações de vacinação em unidades escolares, pode ser pensada essa divulgação em um segundo momento, caso a meta de vacinação de 95% não seja alcançada”, informou.

Sobre a possibilidade da vacinação ser estendida para pessoas com até 49 anos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que no momento atende apenas ao público-alvo, mas também não descarta a possibilidade de ampliar esse público no caso de restarem doses ao final da campanha: “No momento, a Secretaria de Saúde está priorizando imunizar apenas as crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, em função do quantitativo de vacinas que o município recebeu do Ministério da Saúde, específico para esse grupo. Com o fim da campanha, a vacinação retornará para o calendário de rotina e as pessoas com até 49 anos voltam a ser imunizadas”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade