Dezembro Laranja, contra câncer de pele, tem mutirão neste sábado

Dermatologistas farão atendimentos das 9h às 15h, no posto de saúde do Suspiro
quarta-feira, 04 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Dezembro Laranja, contra câncer de pele, tem mutirão neste sábado

Estimulando a população à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza o movimento de conscientização da doença, desde 2014. É o movimento Dezembro Laranja, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Nova Friburgo realizará um mutirão, que ocorre em todo país neste sábado, 7. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe com seis dermatologistas realizará exames preventivos gratuitos durante o evento, das 9h às 15h, no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. Os organizadores pedem aos interessados que compareçam ao local com documentos pessoais como identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante as consultas, os médicos farão avaliação de manchas suspeitas para verificar possíveis casos de câncer de pele e ainda irão retirar dúvidas sobre pintas e possíveis alterações ou manchas pelo corpo. De acordo com médica dermatologista, Solange Gonçalves, a parceria desta campanha possibilitará que os profissionais possam ir além do diagnóstico e da orientação.

“Com essa ação, não só previnimos o câncer de pele, mas conseguimos curá-lo. Tendo a necessidade, fazemos um procedimento e o paciente sai do mutirão sem a doença. Isso é excelente. Inclusive lesões pré cancerosas, nós cauterizamos e tratamos. Também contaremos com o apoio da prefeitura para a realização das biópsias, nos casos indicados”, explicou a dermatologista.

Em todo o Brasil, o tipo de câncer mais comum entre a população é o de pele. Qualquer pessoa está sujeita a doença. Por isso, a informação, aliada à adoção de hábitos simples como o uso diário de protetor solar, reduz os riscos de aparecimento do carcinoma. Alterações nas pintas, modificações de forma, coloração, tamanho, coceira e feridas que não cicatrizam são sintomas do câncer de pele. Existem fatores de risco que requerem maior atenção e devem ser observados, como histórico familiar, exposição contínua ao sol e idade.

 

TAGS: saúde