Detran deve fazer vistorias noturnas em Friburgo a partir de maio

Motoristas reclamam de falta de vagas no posto de Duas Pedras. Duas Barras terá mutirão neste sábado
terça-feira, 17 de abril de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Detran deve fazer vistorias noturnas em Friburgo a partir de maio

Um mês depois do mutirão de vistoria de veículos realizado pelo Detran no Parque de Eventos da Via Expressa, em Olaria, motoristas continuam reclamando que não conseguem agendar o serviço de inspeção anual em Nova Friburgo. Eles alegam que só encontram vagas disponíveis nos postos de cidades localizadas a 40, 50, 100 quilômetros de distância.  

“Todos os dias acesso o site do Detran (detran.rj.gov.br), mas não encontro vagas para o posto de Friburgo. Para este mês, só aparecem vagas em Cachoeiras de Macacu, Cordeiro e Paraíba do Sul. Para mim é inviável por conta do meu trabalho. Não tenho como viajar para fazer a vistoria que não é de graça. É um serviço que o Detran nos cobra junto com o boleto do IPVA. Pagamos neste mesmo boleto até taxa para emissão do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo”, disse o motorista Gilberto Amorim, que há dois meses tenta fazer o agendamento. “Se há um posto na cidade, ele deveria dar conta da demanda. Tentamos nos regularizar, mas o estado não faz sua parte”, complementa ele.

Há motoristas, porém, que “têm dado sorte”. “Na última sexta-feira, 13, entrei no site e consegui agendar a vistoria do meu carro para esta quarta-feira, 18. Acho que foi sorte”, disse Antônio Pereira. O Detran informou nesta terça-feira, 17, que, temporariamente, houve uma redução no número de vagas de vistoria oferecidas em Nova Friburgo devido a necessidade de contratação de novos funcionários para o posto localizado próximo ao trevo do bairro Duas Pedras. “O serviço já foi normalizado. Atualmente, são disponibilizadas 360 vagas de vistoria por dia”, diz a nota.

O órgão acrescentou que vai abrir o terceiro turno de vistorias no período da noite em mais dez postos do estado para ampliar o quantitativo de vagas oferecidas aos usuários. “É provável que, devido à demanda reprimida da cidade, Nova Friburgo esteja entre os postos que farão atendimento noturno”, informou o órgão, ontem, 17.

No dia 15 de fevereiro, mais de 1.300 motoristas puderam realizar o licenciamento anual durante a segunda edição do mutirão Detran Presente realizado na cidade. Conforme A VOZ DA SERRA mostrou, o atendimento ágil foi realizado por 100 agentes, em 30 tendas de vistoria montadas na Via Expressa. Para fins de comparação, o posto do órgão na cidade conta com boxes para vistoria.

Mutirão em Duas Barras

Não há previsão de um novo mutirão Detran Presente em Nova Friburgo, mas o Detran frisou que neste sábado, 21, acontecerá uma edição da ação especial no município vizinho de Duas Barras. O atendimento para vistoria será realizado, de 9h às 16h, no ginásio de esportes Maestro Sebastião José dos Santos. Outros serviços, como a primeira e a segunda via de carteira de identidade, renovação a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recursos contra multas e processo de suspensão serão oferecidos no prédio da prefeitura.

Duas Barras é a quarta cidade da Região Serrana e a 27ª sétima do estado a receber o Detran Presente, que desde 2017 já realizou 100 mil atendimentos. Os agendamentos para mutirão devem ser feitos no site detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800-020-4040. Alguns serviços, como vistoria veicular, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), precisam ser marcados previamente.

Outros serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. No entanto, de acordo com a demanda para os serviços sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.

O Detran Presente também fará a emissão da segunda via de CNH furtada ou roubada gratuitamente. Para isso, o portador do documento deve levar a cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.
 

Calendário da vistoria 2018

  • Finais de placa 0 e 1: até 31/5
  • Finais de placa 2 e 3: até 30/6
  • Finais de placa 4 e 5: até 31/7
  • Finais de placa 6 e 7: até 31/8
  • Finais de placa 8 e 9: até 29/9

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: detran | Trânsito
Publicidade