Detran: 140 mil já usam a CNH digital no estado

Carteira de motorista e CRLV estão disponíveis em aplicativo para celulares
quinta-feira, 04 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A CNH digital vale como identidade e pode ser exportada em arquivo PDF (Divulgação)
A CNH digital vale como identidade e pode ser exportada em arquivo PDF (Divulgação)

Mais de 140 mil condutores de veículos já utilizam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital através do aplicativo para celulares Carteira Nacional de Trânsito (CNT), informou o Detran-RJ nesta quinta-feira, 4. É o dobro de motoristas e motociclistas que utilizavam o app em janeiro.

De acordo com o departamento de trânsito, esse avanço ocorreu devido à adoção da validação remota, tecnologia que permite ao condutor gerar a CNH digital sem precisar comparecer a um posto de atendimento do Detran ou utilizar certificação digital.

Atualmente, o estado do Rio de Janeiro tem 5,6 milhões de CNHs, das quais 2,1 milhões já foram emitidas com QR Code, o que permite a expedição imediata da versão digital através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play. O app inclui, além da CNH, o CRLV (documento veicular) digital.

Para emitir a CNH digital pelo celular, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, deve fazer a prova de vida, movimento físico com celular em que são feitas selfies do usuário pela câmera do celular.

Após confirmar a validação, será necessário informar o número do aparelho. O aplicativo vai pedir ao usuário para criar uma senha de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o app for utilizado. A CNH digital poderá ser acessada pelo celular mesmo sem internet. Além da utilização no trânsito, a CNH digital vale como identidade e pode ser exportada em arquivo PDF, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

Em março, o número de CNHs digitais emitidas no país chegou a 1,8 milhão. São Paulo tem o maior número, com 421 mil, seguido de Rio Grande do Sul, com 194 mil, Minas Gerais, com 156 mil, e o Rio de Janeiro, em quarto lugar, com 140 mil.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade