Desfile dos 201 anos de Nova Friburgo leva milhares à Alberto Braune

Comemoração reuniu organizações militares, escolas, bandas e projetos sociais na avenida
quinta-feira, 16 de maio de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Estudantes desfilam pela Alberto Braune na festa dos 201 anos (Fotos: Daniel Marcus/ PMNF)
Estudantes desfilam pela Alberto Braune na festa dos 201 anos (Fotos: Daniel Marcus/ PMNF)

Com sol entre nuvens, Nova Friburgo celebrou seus 201 anos com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, na manhã desta quinta-feira, 16. A festividade foi prestigiada pelo cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss, e o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr.

A solenidade começou pouco depois das 8h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Renato Bravo; do Estado do Rio de Janeiro, pelo diretor do Sanatório Naval, capitão-de-fragata médico Marcelo Cerentini Garcia, e a de Nova Friburgo, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz, em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal. A banda Campesina Friburguense entoou os hinos nacional e do município.

Em seguida, Renato Bravo e Marcelo Garcia passaram as tropas em revista e foi autorizado o início ao desfile militar. Os músicos da Campesina abriram a apresentação e foram seguidos pelos militares do Sanatório Naval e da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio de Janeiro (Soamar).

O Tiro de Guerra 01-010, do Exército Brasileiro, também se apresentou, junto à Associação de Veteranos e Amigos (AVA) da organização militar. Logo em seguida, policiais do 11º BPM, em viaturas, passaram pela avenida. Eles foram seguidos pelo Projeto Solução, ação social que oferece treinamento de jiu-jitsu a crianças, jovens e adultos, fundada pelo ex-comandante do batalhão, coronel Carlos Eduardo Hespanha.

O desfile continuou com os oficiais do 6ª Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que também passaram pela Alberto Braune em viaturas da corporação. Em seguida, agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal também desfilaram. A etapa militar do desfile foi concluída por volta das 9h30 com apresentação da banda Euterpe Friburguense, que marcou o início da fase civil do tradicional desfile.

"Foi lindo o desfile dos militares", disse a dona de casa Vanda de Lima. "Gostei muito das viaturas antigas dos bombeiros. Uma pena que a avenida não ficou cheia. Muita gente não veio prestigiar o desfile", afirmou ela, apontando para as grades de ferro que limitam o espaço do público na avenida. “Tem pouca gente”, observou a mulher.  

Entidades civis

O movimento na Avenida Alberto Braune, no entanto, aumentou com o início do desfile civil, por volta das 10h. Logo após a apresentação da banda Euterpe, representantes das dez colônias que ajudaram na fundação e desenvolvimento da cidade desfilaram e foram seguidos por ex-alunos do Colégio Cêfel, que este ano completou 75 anos. Membros da Igreja Luterana também desfilaram.

A festa seguiu com veículos da Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf). Também passaram pela via os motociclistas do motoclube evangélico Águias de Cristo. A banda de tambores do Colégio Estadual Canadá continuou o desfile, e foi seguida pelos membros da União Brasileira de Trovadores (UBT), idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade Zelma Mussi Gervásio e de integrantes da Casa da Criança e do Adolescente.

A banda de tambores do Colégio Municipal Odette Penna Muniz deu sequência ao desfile com a apresentação de várias escolas públicas, que mostraram ao público projetos desenvolvidos nas unidades, entre eles, iniciativas de preservação da água, da terra, e projetos de Xadrez, por exemplo. Algumas escolas distribuíram panfletos com informações sobre combate ao mosquito da dengue.

Também passaram pela avenida a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que este ano completou 40 anos; a Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) e a Pestalozzi. A Aldeia da Criança Alegre também desfilou. Integrantes do Clube do Trem, de projetos de capoeira e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também passaram pela avenida. A Biblioteca Móvel da prefeitura também participou.

O desfile seguiu com apresentação animada do Colégio Miosótis. Cantores do Paradox Coral também desfilaram. Destaque da celebração, o Colégio Modelo, que este ano completou 100 anos de fundação, levou o maior número de pessoas. Ex e atuais alunos, junto à banda marcial da escola, que tocou a canção “Parabéns para você”, animaram quem acompanhava o desfile.

Atletas de ginástica artística do grupo Silvana Gym/Inec também passaram pela avenida. A banda marcial do Colégio Nossa Senhora das Mercês arrancou aplausos do público. A Associação Educacional Evangélica (Assec) celebrou seus 20 anos na avenida. Também se apresentaram a banda do Ponto de Cultura de Olaria e o Colégio CPM. Quem encerrou o desfile, às 12h30, foi o Colégio Anchieta, que levou para a avenida ex-alunos e sua banda marcial também com alunos de outros tempos.

Militares fazem desfile impecável

Os militares abrilhataram mais uma vez o desfile que acontece todos os anos na Avenida Alberto Braune em comemoração ao aniversário de Nova Friburgo. Desta vez, o Sanatório Naval levou dezenas marinheiros à celebração dos 201 anos do município. Foi a maior tropa a se apresentar na solenidade.

“Eu sempre assisto aos desfiles militares. São muito organizados e bonitos. Lembro da época em que fazia o mesmo. Toquei por anos em bandas marciais”, contou o aposentado Eli de Almeida, que assistiu ao desfile. “É uma forma de festejarmos o aniversário de Nova Friburgo. É muito bacana esse encontro”, disse.

O Tiro de Guerra do Exército também desfilou e apresentou seus carros de combate. A PM fez o mesmo: levou para a avenida as novas viaturas adquiridas recentemente e também seu trailer, um posto de policiamento móvel do 11º BPM que tem circulado pelas praças da cidade.

Os bombeiros atraíram a atenção com suas viaturas. A Defesa Civil municipal também foi bastante aplaudida. A Guarda Municipal também mostrou força ao desfilar com vários de seus agentes. O desfile dos militares foi impecável e destacou-se pela organização.

 

 

  • Grupo de capoeira (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Grupo de capoeira (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Mineiro-pau (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Mineiro-pau (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Equoterapia da Apae (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Equoterapia da Apae (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Banda Ponto de Cultura (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Banda Ponto de Cultura (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Colégio Modelo (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Colégio Modelo (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Colégio Odette Pena Muniz (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Colégio Odette Pena Muniz (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • As bandeiras das colônias (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    As bandeiras das colônias (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Nossa Senhora das Mercês (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Nossa Senhora das Mercês (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Miosótis (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Miosótis (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Pontinha de Sol (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Pontinha de Sol (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Dona Brigitte desfila pelo Cêfel (Foto de leitor)

    Dona Brigitte desfila pelo Cêfel (Foto de leitor)

  • Sanatório Naval (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Sanatório Naval (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • Corpo de Bombeiros (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    Corpo de Bombeiros (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • O mascote do Anchieta (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    O mascote do Anchieta (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

  • O prefeito Renato Bravo e a primeira-dama Cristina Bravo (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

    O prefeito Renato Bravo e a primeira-dama Cristina Bravo (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade