Derrota de Dos Anjos, vitória de Aldo: misto de sensações para Anderson França

Mestre friburguense já ensaia mudança definitiva para os Estados Unidos
terça-feira, 12 de julho de 2016
por Vinicius Gastin
Após a vitória contra o brasileiro Rafael dos Anjos, o registro com Eddie Alvarez
Após a vitória contra o brasileiro Rafael dos Anjos, o registro com Eddie Alvarez

O último fim de semana foi vitorioso para o Brasil no UFC. Depois de acumular perdas de hegemonia em série e ver cair o até então último campeão (Rafael dos Anjos, na última sexta-feira, 8), o país voltou ao topo em duas categorias. Amanda Nunes fez história ao vencer Miesha Tate e se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar o cinturão da principal organização de lutas do planeta. 

Além dela, um dos mais famosos atletas do esporte nacional voltou a brilhar: José Aldo venceu o americano Frankie Edgar por decisão unânime (49-46, 49-46, 48-47) e voltou a conquistar o título interino dos pesos-penas. Mas engana-se quem pensa que todos os brasileiros vibraram da mesma forma com o triunfo.

Para um mestre friburguense a vitória de Aldo teve gosto amargo, enquanto a derrota de Rafael dos Anjos lhe rendeu uma boa dose de felicidade. Há três anos, Anderson França trabalha o muay thai com Frankie Edgar e vive a rotina do lutador quando os desafios pelo UFC se aproximam. Recentemente, também passou a integrar a equipe de Alvarez. 

“Sou brasileiro, e com certeza também torço demais para o Aldo e para Rafael dos Anjos, de quem nós ganhamos o cinturão (França também participou da preparação do americano Eddie Alvarez). Sou fã desses atletas e sempre irei torcer e vibrar por eles quando a luta não for contra nossa equipe. Fui muito bem recebido aqui, me sinto em casa. Eles viraram a minha família, e por isso farei de tudo por eles sempre”, pontua.

Para ajudar na preparação para o duelo do último domingo, Anderson está há dois meses nos Estados Unidos. E os resultados, apesar da derrota, aparecem e são elogiados. Depois deste último combate, por exemplo, a evolução do desempenho de Edgar na trocação e os bons golpes aplicados contra um especialista nesse quesito ganharam destaque na mídia internacional. 

“O Frankie vem melhorando a cada dia, é um atleta excepcional e fácil de trabalhar. Realizo o mesmo trabalho que faço com Edson e Marlon. Nós treinamos sempre de duas a três vezes por semana, e fazemos um treino apenas de chutes. Com certeza ele merecia ser campeão, pela sua história e dedicação”, disse.

Ao analisar o duelo com Aldo, Anderson França destaca que a postura de José Aldo surpreendeu toda a equipe e dificultou a execução do planejamento de Edgar. O mestre de Nova Friburgo, inclusive, avalia os benefícios de uma hipotética troca de categoria para o americano.

“O Aldo é um dos melhores atletas brasileiros que vi lutar. Ele é bom em todas as partes, defende muito bem as quedas, então sabíamos que ia ser difícil derrubá-lo. Acho que o Frankie seguiu o planejado, caçou o tempo inteiro. O Aldo esperou muito, não veio para a briga, e isso atrapalhou. Os chutes do Aldo são fortes, então teríamos que pressionar para dificultar os chutes. Frankie deu o máximo, pois queria muito vencer. Sinceramente achei que o Aldo iria aceitar mais a trocação, mas recuou o tempo inteiro para jogar no contragolpe. O Edgar pesa 70 quilos normalmente, e nossa equipe toda acha que o ideal seria ele lutar de 135 lb (até 61 quilos). Ele perde muito pouco peso para lutar”, avalia Anderson França.

Ainda assim, mesmo com o resultado negativo, Frankie Edgar fez história ao final do combate: tornou-se o primeiro lutador da história da organização a passar mais de seis dentro do octógono.
 
Edson, Marlon e mudança para os Estados Unidos

Depois de Alvarez e Edgar, o foco passa a ser a dupla friburguense Edson Barboza e Marlon Moraes, alunos de França desde a infância. Ambos possuem lutas marcadas para este mês, e a preparação já está na reta final. “Júnior (Edson) e Marlon estão ótimos, muito bem preparados. Neste mês, quatro atletas nossos lutam: Eddie Álvares, Frankie Edgar, Edson Barboza e Marlon Moraes. Por isso, os treinos estão ótimos, muito pesados. Cada um segue a sua estratégia para a luta, e acredito que vamos conquistar mais duas vitórias para Nova Friburgo. Nesse nível só existem lutas difíceis, mas Edson e Marlon são os melhores do mundo e estão preparados para essas guerras”, aposta França.

Anderson França de Carvalho, 43 anos, começou a lutar aos sete anos. Desde a primeira arte marcial praticada, o taekwondo, o interesse pela luta cresceu e se consolidou através do kickboxing. Mas foi no muay thai que começou a trilhar o caminho do sucesso. Em 1996 ganhou a primeira oportunidade para dar aula na Academia Brasil Fight Center. Credenciado pelo título de melhor atleta do país, o lutador pôde repassar aos alunos todo o conhecimento durante quatro anos. Começava ali a trajetória que o levou ao mundo do UFC.

O reconhecimento ao trabalho com atletas de ponta na organização, inclusive, deve provocar uma mudança de vida para Anderson França. Literalmente. O mestre friburguense, que mora em Nova Friburgo e viaja apenas alguns meses antes das lutas, recebe propostas frequentemente e já ensaia uma mudança definitiva para os Estados Unidos.

“Sempre surge alguma coisa, mas tenho que analisar com calma. Amo minha cidade, que é Nova Friburgo, meus alunos no Brasil, tenho minha vida estabilizada. Mas meu trabalho vem crescendo bastante aqui, e estou tendo que vir para cá quase toda hora. É muito difícil ficar longe da minha esposa e dos meus filhos, que sempre apoiaram os meus sonhos. Minha família é a minha vida. Pretendo sim trazê-los comigo para os Estados Unidos, e retornar ao Brasil apenas para participar de seminários, exames e ver meus alunos. Tenho uma equipe formada, que com certeza iria dar continuidade ao meu trabalho”, comenta França.

  • Mestre friburguense ao lado de Frankie Edgar: americano foi derrotado por José Aldo

    Mestre friburguense ao lado de Frankie Edgar: americano foi derrotado por José Aldo

  • Anderson França e os “filhos” Edson e Marlon: foco na preparação dos friburguenses

    Anderson França e os “filhos” Edson e Marlon: foco na preparação dos friburguenses

  • Sucesso com nomes consagrados no UFC faz Anderson avaliar mudança para os Estados Unidos

    Sucesso com nomes consagrados no UFC faz Anderson avaliar mudança para os Estados Unidos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais
Publicidade