Dermeval Barbosa Moreira terá evento nesta sexta para incentivar aleitamento materno

Campanha mobiliza mães e agentes de saúde
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Dermeval Barbosa Moreira terá evento nesta sexta  para incentivar aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica e a Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Aleitamento Materno, vem promovendo ao longo deste mês diversas ações em prol do movimento Agosto Dourado, de incentivo à amamentação. Nesta sexta-feira, 23, inclusive, tem mais uma atividade: às 10h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, será realizado um “mamaço”, quando gestantes, mães que amamentam e doadoras de leite vão amamentar crianças ao mesmo tempo com o intuito de chamar a atenção da população para divulgar os benefícios da amamentação e da alimentação saudável. A atividade integra o movimento Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno.

Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje para o futuro”, as ações têm o objetivo de enfatizar a importância do envolvimento do pai e dos familiares próximos no apoio ao ato de amamentar, que nem sempre é fácil para a mulher e que, para se obter o sucesso, é necessária uma atuação conjunta e não apenas dos profissionais da área. A orientação às mães é para alimentar os bebês exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, e de forma complementar até os dois anos.

Apoiar e incentivar a amamentação é um dever de todo cidadão, já que, comprovadamente, reduz diversas infecções e doenças preveníveis, resultando em menores índices de internações hospitalares e, consequentemente, a mortalidade neonatal e infantil. Durante todo este mês os profissionais de saúde da rede municipal estão envolvidos em programações relacionadas ao tema, intensificando atividades que já acontecem rotineiramente em muitas unidades de saúde, como nas salas de espera e grupos de amamentação nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família e Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro. 

Representantes da Saúde participaram ainda da 25ª edição do Seminário Estadual de Amamentação, da Capacitação Regional com representantes do estado sobre doenças prevalentes na infância. Encerrando o mês em grande estilo, no próximo dia 29, a Unidade de Saúde da Família do distrito de Riograndina vai receber avaliadores do Estado do Rio e dos gestores da saúde do município para a Cerimônia de Certificação do Título de Unidade Básica Amiga da Amamentação, um reconhecimento do compromisso dos profissionais de saúde, mães e a comunidade friburguense têm com a promoção do aleitamento materno.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade