Decoração natalina é vandalizada na madrugada deste sábado, no Centro

Prefeitura classificou atos como criminosos, disse que está verificando imagens das câmeras de segurança do local e registrou caso na 151ª DP
sábado, 14 de dezembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A grade dos cadeados da
A grade dos cadeados da "Árvore dos Sonhos" arrebentada (Fotos: PMNF)

A decoração do "Natal de Todos os Povos" de Nova Friburgo tem encantado friburguenses e turistas que, em sua maioria, aprovaram a iluminação e ornamentação preparadas pela prefeitura em parceria com diversos empresários locais, sobretudo na Praça Dermeval Barboza Moreira, onde fica também a Casa do Papai Noel e a "Árvore dos Sonhos", parceria entre o Projeto Nova Friburgo Criativa e a Stam.

Mas infelizmente nem todo mundo foi tocado pela magia do Natal, e o senso de cidadania às vezes passa longe do que consideramos ideal. Após a inauguração oficial da neve artificial na noite desta sexta-feira, 13, que reuniu dezenas de famílias na praça, Nova Friburgo amanheceu com a triste notícia de que a decoração natalina foi alvo da ação covarde de vândalos, que depredaram o espaço.

Na madrugada deste sábado, 14, a "Árvore dos Sonhos" teve parte da grade arrancada e vários cadeados furtados. Durante a semana, a retirada dos cadeados já havia sido percebida pela prefeitura, que afixou na grade um pedido para que ninguém retirasse os objetos dali, de modo que o objetivo da ação pudesse ser cumprido, que era formar uma árvore de cadeados afixados junto à pedidos para o novo ano que se aproxima.

Além disso, a Secretaria de Turismo também já havia registrado diversos outros atos de vandalismo praticados contra a decoração natalina da cidade, como o corte e a retirada das luzes que adornam as árvores, os chifres das renas que acompanham o Papai Noel também foram arrancados, entre outros atos condenáveis de uma minoria, como destacou o Secretário de Turismo de Nova Friburgo, Ricardo Reis.

“O sentimento é de tristeza. Mas não podemos desistir dos nossos sonhos por causa de uma minoria. Pode ter certeza que não vamos descansar enquanto não descobrirmos o culpado ou os culpados por esses atos de vandalismo”, lamentou o secretário.

Prefeitura repudia atos de vandalismo

Em nota distribuída à imprensa na manhã deste sábado, a prefeitura de Nova Friburgo classificou os atos como “criminosos” e completou: “O prejuízo vai além do patrimônio. Mexe com os desejos, esperanças e com o espírito natalino de toda a população friburguense. A prefeitura de Nova Friburgo já está verificando as imagens registradas pelas câmeras de monitoramento no local e o secretário de Turismo, Ricardo Reis, fez o registro da ocorrência na 151ª DP, onde o caso será investigado”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade