Decoração de Natal apadrinhada por empresários será inaugurada dia 6

Na programação, show com o cantor Ivan Lins e coral de alunos do Colégio Anchieta
sábado, 30 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
As estruturas metálicas sendo montadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Henrique Pinheiro)
As estruturas metálicas sendo montadas na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

No ano passado, a empresa Vacc Indústria, Comércio e Serviços venceu a licitação, cuja montagem de seis árvores de natal com iluminação de LED, nas praças de Nova Friburgo, saiu por R$ 273 mil. A decoração do “Natal de Todos os Povos”, organizado pela prefeitura em 2018, sofreu duras críticas, principalmente com relação às árvores com estrutura metálica que foram montadas faltando poucos dias para o Natal, a um alto custo, instaladas no dia 14 de dezembro, faltando dez dias para data natalícia. As árvores eram compostas exclusivamente de lâmpadas de LED. Portanto, a iluminação só era visível à noite. Durante o dia, ficavam à mostra apenas as estruturas metálicas. O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais, na época. "Árvores? Parecem mais andaimes!", exclamou um leitor na página de A VOZ DA SERRA, no Facebook, ao comentar a notícia da instalação das árvores, no sábado anterior ao dia do Natal, de 2018. Diante das reações negativas, à época, a Secretaria Municipal de Turismo notificou a empresa Vacc, que venceu a licitação para montagem das árvores e solicitou uma adaptação nas estruturas aos termos do edital.

Diferentemente de 2018, este ano a prefeitura não contratou nenhuma empresa, optando por parcerias público-privadas. A decoração natalina que está sendo montada em Nova Friburgo já tem data para ser oficialmente inaugurada, na próxima sexta-feira, 6, às 18h. Na ocasião também será inaugurada a Casa do Papai Noel, ao lado do Centro de Turismo, com apresentação do coral de alunos do Colégio Anchieta. As comemorações se encerram com a Jornada de Reis, reunindo grupos de Folia de Reis. O projeto é promovido em parceria com empresários, instituições culturais, escolas particulares, igrejas, Acianf, Nova Friburgo Convention e Visitors Bureau, Sesc, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, InterTV, concessionárias Energisa, Águas de Nova Friburgo, EBMA e empresa de ônibus Faol. A decoração natalina terá custo zero para a prefeitura.

Com programação variada e com ações de sustentabilidade, o projeto “Natal de Todos os Povos”, conta com parceria do Sesc que oferecerá várias atividades gratuitas, entre elas, o show de Ivan Lins, Focus – apresentação de dança, e o espetáculo “Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças”. Esses eventos serão entre os dias 13 e 15 de dezembro.

Natal de Todos os Povos

A participação do município se dará com apoio logístico, ordenamento do trânsito, suporte para instalação das ornamentações e divulgação.

Segundo a prefeitura, a proposta de todo o projeto é valorizar a cultura local, embelezando a cidade, sensibilizando os cidadãos sobre como reaproveitar resíduos industriais e oferecendo atividades para friburguenses e turistas. 

Vários itens decorativos, que foram utilizados em anos anteriores que fazem parte do patrimônio da prefeitura, serão reutilizados neste Natal para incrementar a decoração feita pelos parceiros. 

“A orientação que recebemos do prefeito Renato Bravo é de estabelecer parcerias para que o Natal possa ser viabilizado. Os recursos do município estão sendo direcionados pelo prefeito para áreas essenciais e, através das parcerias, estamos conseguindo entregar um lindo projeto de decoração temática”, ressaltou Ricardo Reis, secretário de Turismo.

Segundo o secretário de Cultura Mário Jorge, serão mais de 50 atrações culturais durante todo o mês de dezembro e início de janeiro, em vários pontos da cidade. “Neste ano, a prefeitura fará a apresentação de uma super programação que foi construída através da participação de forma voluntária de associações, igrejas e instituições culturais do município. Todo esse conjunto cultural pretende dar mais visibilidade aos artistas locais, ajudando a proporcionar um lindo Natal para nossa cidade”, ressaltou Marinho.

Rodrigo Guiber, da GuiBer Publicidade e Eventos, responsável pela ornamentação da cidade, informou que outras duas empresas, além das citadas pela prefeitura, já fecharam parceria. Segundo ele, o número pode aumentar. 

“Como estamos em processo de fechamento dos apoios, até o momento temos o supermercado Serra Azul e o Bazar Opção, como apoiadores”. De acordo com o prefeito Renato Bravo, as parcerias são importantes principalmente nessa época do ano: “É o momento de darmos todos as mãos. É tempo de amor e união. O Natal em Nova Friburgo continuará tendo o espírito de família”. Empresários que quiserem aderir ao projeto podem procurar a Secretaria de Turismo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade