Crianças e adultos da rede pública de ensino ganham exame de vista gratuito

Projeto social De Olho no Futuro, parceria do Rotary Club com Secretaria de Educação e Centro Oftalmológico, vai beneficiar mais de 80 pessoas em Friburgo
sábado, 19 de agosto de 2017
por Guilherme Alt
Doutor Alexandre Alvarez e uma das crianças atendidas neste sábado (Foto: Henrique Pinheiro)
Doutor Alexandre Alvarez e uma das crianças atendidas neste sábado (Foto: Henrique Pinheiro)

Na manhã deste sábado, 19,  81 crianças e adultos, de 4 a 75 anos de idade, de 28 creches e escolas da rede municipal, realizaram exames oftalmológicos gratuitos, através do projeto De Olho no Futuro”. Criado pelo Rotary Club de Nova Friburgo há 14 anos, em parceria com a Secretaria municipal de Educação, a iniciativa visa identificar possíveis problemas oftalmológicos em alunos que apresentam dificuldade na leitura e na cópia de tarefas. O atendimento foi feito pelo Dr. Alexandre Alvarez, na Clínica Oftalmológica de Nova Friburgo.

A etapa inicial do projeto fez uma triagem nos institutos educacionais para detectar alunos com problemas de visão para que, neste sábado, fizessem os exames complementares na clínica. “Muitas das crianças que apresentaram problema visual se queixavam de dor de cabeça, não estavam tendo um bom rendimento escolar, tinham muita dificuldade em enxergar e não avisam isso aos pais, talvez por vergonha”, explica Dr. Alexandre Alvarez.

Segundo o oftalmologista, celulares, computadores, televisão e tablets são um agravante para os problemas visuais. “Não é o fator principal, mas as tecnologias aumentam o grau de dificuldade de uma pessoa enxergar. O fator principal continua sendo o fator genético”.

Além das crianças, se consultaram também alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA). A aposentada Damiana Santana, de 65 anos, afirma que nunca usou óculos, mas que sempre precisou das lentes “Eu não tinha dinheiro pra pagar, então nunca usei, mas minha visão é muito ruim. Pegava até óculos emprestado do meu vizinho. Agora vou ter os meus óculos e vou poder enxergar a minha netinha”, disse a aposentada com sorriso no rosto.

Feitos os exames, a próxima etapa do projeto é a escolha da armação dos óculos e a confecção das lentes. O Rotary Club Nova Friburgo faz a doação das peças, permitindo que o aluno contemplado tenha a oportunidade de escolher a armação, de acordo com as especificações médicas. “Cada uma faz uma parte e faz o que pode. Cada criança e adulto que receberá esses óculos vai ter um salto na qualidade de vida. Não nos custa ajudar. São 14 anos de trabalho e dedicação, a esse projeto.”, afirma a presidente do Rotary Club de Nova Friburgo, Márcia Carestiato.

Além dos exames de vista, crianças e adultos puderam fazer testes para checar o nível de glicose. “Tinha criança com glicose alta e isso também é um fator que influencia a pessoa enxergar bem. O Centro Oftalmológico foi aberto hoje em dedicação a essas pessoas”, disse o doutor  Alexandre Alvarez.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade