​Corrida da Mulher e Admiradores abre calendário de eventos da Ascof

Largada do evento no domingo será em Olaria
quarta-feira, 08 de março de 2017
por Vinicius Gastin
Corrida sempre reúne dezenas de mulheres “atletas” e admiradores
Corrida sempre reúne dezenas de mulheres “atletas” e admiradores

Nada melhor que abrir uma temporada inteira de eventos de corrida homenageando elas. E não são poucas as que fazem sucesso nas pistas de Nova Friburgo. Muitas delas estarão presentes na Corrida da Mulher e Admiradores, que acontece no próximo domingo, 12, a partir das 8h30, no Espaço Arena, em Olaria [Atualização: O evento tinha como local original de largada o Nova Friburgo Country Clube]. O evento marca a abertura oficial do calendário de provas da Ascof, a Associação de Corredores Friburguenses.

A prova deste ano vai contemplar duas opções: a corrida de 10km ou 5km de caminhada (esta segunda opção apenas para as mulheres). “É um evento para marcar a importância da mulher na sociedade moderna”, ressaltam os organizadores. Além da parte esportiva, a promessa é que esta edição apresente algumas inovações. As campeãs no geral na prova de 5 e 10km, por exemplo, antes de ir para o pódio, vão percorrer uma passarela vestindo roupas e acessórios de empresas patrocinadoras da corrida. As outras novidades são guardadas a sete chaves. 

A premiação para os melhores colocados na Corrida da Mulher e Admiradores também é atraente. Os três primeiros atletas, das categorias feminina e masculina, nas provas de 5km e 10km, receberão troféus. Já os três primeiros de cada faixa etária, em cada uma das provas, receberão medalhas especiais no pódio. A divisão dessas faixas etárias foi definida da seguinte forma: nos 10km, até 24 anos, 25  a 34 anos, 35 a 44 anos, 45 a 54 anos, 55 a 64 anos, 65 a 74 anos e acima de 75 anos. Já nos 5km feminino, as categorias são até 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos e acima de 70 anos.

No entanto, todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, cumprindo as determinações deste regulamento, serão premiados com medalhas de “finisher”. Promessa de muito suor, esforço e, principalmente, beleza no Nova Friburgo Country Clube.

Calendário recheado

Após a realização da Corrida da Mulher e Admiradores, o calendário da Ascof prevê diversas outras provas interessantes. No dia 30 de abril o desafio é a Friburgo Meia Maratona, realizada em percurso plano pelas ruas da cidade. O trajeto plano facilita a participação de simpatizantes da corrida, que não possuem o mesmo ritmo de treino e resistência de um atleta profissional. Haverá premiação em dinheiro para os vencedores no geral e nas faixas etárias.

O mês de agosto reserva a Corrida Intercolegial. O evento acontecerá no dia 12, em paralelo aos Jogos Intercolegiais, que reúnem centenas de jovens estudantes de colégios públicos e particulares de Nova Friburgo. A competição é direcionada a crianças e adultos, e celebra ainda o Dia dos Pais com as opções de percursos de 4km ou 8km para adultos e 100 e 1.000 metros para jovens.

A grande novidade para o este ano é o Desafio da Mata Atlântica, no dia 10 de setembro. Serão 42km de prova Trail Run, com boa parte do percurso realizada na Reserva Ecológica de Macaé de Cima. Além do privilégio de passar alguns momentos em contato com a riqueza natural de Nova Friburgo, a prova oferece novidades como a opção de participar de forma individual, em dupla ou quarteto. Os detalhes serão divulgados pelos organizadores.

No mês seguinte, no dia 8 de setembro, acontece a Corrida em Comemoração ao Aniversário de 29 anos da Ascof. Podem participar adultos e crianças, celebrando as quase três décadas de uma das associações de corrida oficial mais antigas do Brasil. O percurso para adultos é de 8km, e de 100 e 1.000 metros para jovens. 

Encerrando o calendário oficial de corridas, a Festa Nacional do Corredor está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro. Na última edição, no final do ano passado, centenas de pessoas participaram. Os cinco primeiros colocados nas categorias feminina e masculina receberam troféu, enquanto os primeiros de cada faixa etária da meia-maratona foram premiados. Todos os participantes que completaram o percurso também ganharam uma medalha. O ano de 2017 marcará a 27ª edição do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corrida
Publicidade