Corrida da Mulher abre calendário do atletismo friburguense neste domingo

São pelo menos dez eventos programados entre percursos em pistas e trilhas. Junho, por exemplo, tem Meia Maratona
sexta-feira, 08 de março de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Corrida da Mulher e Admiradores sempre atrai grande público feminino e oferece atrações diversas
Corrida da Mulher e Admiradores sempre atrai grande público feminino e oferece atrações diversas

Todos os dias são delas, mas em março, há uma data para exaltar ainda mais a força da mulher. Em Nova Friburgo, inclusive, há um prova de atletismo, já tradicional, toda dedicada a elas. Brindes, desfiles, serviços e muita beleza.

A Corrida da Mulher e Admiradores terá mais uma edição no próximo domingo, 10, inaugurando oficialmente o calendário de competições de atletismo no município. São pelo menos dez eventos programados entre percursos em pistas e trilhas, através da organização da Associação de Corredores Friburguenses (Ascof).

Este ano, o evento vai reunir novamente, no mesmo espaço, toda a garra, resistência e beleza feminina. Essa, inclusive, é uma das atrações da programação do município em homenagem às mulheres. Realizada pela primeira vez em 2012, a prova reúne dezenas de atletas, de ambos os sexos, em percurso pelo Centro de Nova Friburgo para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

A prova será disputada em dois percursos, com distâncias de 5 km ou 10 km para as mulheres e 10km para os homens – os admiradores. A idade mínima para participação na corrida é de 15 anos para as mulheres na prova de 5km e de 18 anos para a prova masculina. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 8, e a retirada dos kits deve ser feita neste sábado, 9, véspera da prova, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, das 10h às 17h. Corredores de outras cidades poderão retirar o material no dia do evento, até 30 minutos antes da largada.

Toda a estrutura é montada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, incluindo as tendas com os serviços oferecidos, a passarela com o pódio e o local de chegada e partida. De acordo com a programação, as mulheres largam às 9h, em ambos os percursos, e os homens iniciam a corrida 15 minutos depois. A premiação terá início às 11h.

Os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, cumprindo as determinações do regulamento, recebem medalhas de "finisher". Há prêmios também para os três primeiros atletas das categorias feminina e masculina. No caso dos 10km, os mais rápidos receberão troféus. Os três primeiros de cada faixa etária, em cada prova, também ganham troféus especiais no pódio. Há premiação para atletas de até 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos e acima de 70 anos.

Eventos de março a dezembro

A Corrida da Mulher e Admiradores compõe um dos circuitos de corridas mais tradicionais do Estado do Rio de Janeiro, que acompanha a trajetória de 32 anos da Ascof. A organização através de calendário foi criada há três anos, para que os atletas friburguenses e de toda a região possam programar as agendas e adaptar a rotina de treinos para os respectivos eventos. O desempenho em cada uma deles conta pontos para o Circuito Friburguense, e ao final da temporada, os melhores colocados no masculino e feminino são premiados. As inscrições geralmente são feitas pelo site www.ativo.com.

Ainda neste mês de março, no dia 31, é promovida mais uma edição da Corrida e Caminhada de São Pedro da Serra. Este ano, o evento integra a programação da Festa de Emancipação da localidade, que vai completar 32 anos como distrito de Nova Friburgo. Já em 28 de abril acontece a Uphill Desafio das Pedras, Etapa Furnas, desafiando os competidores a encararem percursos íngremes nas montanhas friburguenses.

No dia 2 de junho é a vez da Friburgo Meia Maratona, realizada em percurso plano pelas ruas da cidade. O trajeto pelo espaço urbano municipal facilita a participação de simpatizantes da corrida, que não possuem o mesmo ritmo de treino e resistência de um atleta profissional. Haverá premiação em dinheiro para os vencedores no geral e nas faixas etárias, e as opções de percursos de 6km ou 21km. Neste mesmo mês, no dia 20, acontece a Corrida e Caminhada de São João Batista, promovida em parceria com a Diocese de Nova Friburgo. A concentração geralmente acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Centro), com percurso pela Avenida Alberto Braune, demais ruas do Centro até a Ponte da Saudade, no caso da corrida, geralmente de 5 km.

Na sequência da programação do calendário, a Corrida e Caminhada dos Bancários será realizada no dia 25 de agosto. Em 2018, a prova teve percurso de 5 km e foi realizada a partir da Sede Campestre do Sindicato dos Bancários, em Campo do Coelho, com o slogan “Correndo contra as reformas”. Bancários e bancárias pagam preços diferenciados no momento da inscrição. 

Para o mês de setembro, no dia 22, acontece a Super Maratona, com percurso de 50 km. Uma das novidades para este ano é o Meeting Serrano, a ser promovido no dia 20 de outubro, com as opções de 1.500 e 5 mil metros. Já em 10 de novembro, a Friburgo Night Run traz a proposta da corrida noturna, sendo uma atração diferente das demais exatamente por conta desse detalhe.

Encerrando o calendário oficial de corridas com chave de ouro — embora novas competições possam ser inseridas no mesmo —, o 3º Desafio Guerreiros da Serra está previsto para acontecer no dia 1º de dezembro, em parceira com o 11º Batalhão. Para participarem da corrida e caminhada, os atletas geralmente desembolsam uma quantia, e o valor arrecadado é revertido para compra de alimentos não perecíveis. Em 2018, os participantes inscritos puderam escolher entre três opções de provas, com as corridas de 10 e 5km e a caminhada de 3km. Cerca de 500 atletas participaram das provas de corridas, e outros quase 200 da caminhada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corrida
Publicidade