Corpo de Bombeiros orienta pais para que identifiquem as crianças

Corporação e Secretaria de Turismo disponibilizam pulseiras durante o carnaval
sexta-feira, 01 de março de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Corpo de Bombeiros orienta pais para que identifiquem as crianças

 

 

 

Carnaval não tem idade, mas quando falamos de um evento que só em Nova Friburgo tem uma expectativa de movimentação de 10 a 15 mil pessoas por dia, são precisos alguns cuidados, especialmente com as crianças. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros mais uma vez disponibiliza para o evento pulseiras laranjas, que auxiliam na identificação dos pequenos e no contato com os pais ou responsáveis no caso da criança se perder.

Segundo o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Alexandre Pitaluga, essa é mais uma ação de prevenção da corporação, executada em conjunto com a secretaria municipal de Turismo, que fica responsável pela distribuição das pulseiras:

“Vamos disponibilizar pulseiras laranjas, que devem ser preenchidas com o nome e contato dos responsáveis, para facilitar a identificação das crianças. Orientamos aos pais que providenciem essas anotações, até mesmo em crianças maiores”, diz Pitaluga.

As pulseiras podem ser retiradas no posto avançado montado pela secretaria no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O local também funcionará como ponto de assistência para pessoas que se perderem durante o evento:

“As 500 pulseiras de identificação para crianças podem ser retiradas durante todo o período de carnaval, com o profissional que estiver de plantão, que estará à disposição para fazer este trabalho”, informou a Secretaria.

Efetivo maior

Para atender a demanda durante o carnaval, o Corpo de Bombeiros organizou um esquema especial, com reforço do efetivo e alocação estratégica de veículos da corporação. Segundo o comandante, somente no município são mais 23 militares atuando durante o período. Além disso, foi estabelecida uma operação, coordenada com a prefeitura, envolvendo viaturas da corporação e do município para atendimentos das emergências.

“Temos duas grandes equipes. Além do apoio ao evento, continuamos com o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros diariamente, como combate à incêndios, salvamentos, atendimentos em casos de acidentes, resgates de pessoas e de animais, entre outros. Estamos com efetivo aumentado e também, com a colaboração da prefeitura, temos uma ambulância, com técnicos, que ficará posicionada no evento”, detalha Pitaluga.

Combate a incêndio

Outra medida adotada pelo Corpo de Bombeiros é o posicionamento de uma viatura de combate à incêndios próximo à Avenida Alberto Braune durante os desfiles das escolas de sambas. Para isso, o comandante explica que um veículo foi programado especificamente para atuar nas emergências daquela área, enquanto outro caminhão ficará no quartel para os demais chamados.

“Estamos com uma equipe de combate a incêndio e salvamento exclusiva para os desfiles, em função da concentração de pessoas. Mas mantemos o efetivo necessário e todo o equipamento também no quartel, porque os eventos não se restringem à Alberto Braune”, diz o tenente-coronel.

Inspeção nos hidrantes

Nesta sexta-feira, 1º, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve na Avenida Alberto Braune para verificar a situação dos hidrantes da área. De acordo com Pitaluga, a manutenção dos equipamentos é de responsabilidade da concessionária Águas de Nova Friburgo, sendo a avaliação apenas um procedimento de rotina da corporação.

Além do funcionamento, foi verificado também o acesso ao hidrantes: “Estão todos funcionando e aproveitamos para avaliar se não houve nenhuma colocação de material ou instalação de estrutura nos locais de acesso a esses equipamentos. Está tudo em ordem”, afirma o comandante.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade