Copa Vale do Café de Enduro realiza edição em Nova Friburgo neste domingo

quinta-feira, 13 de agosto de 2015
por Vinicius Gastin
Assim como na última edição na cidade, largada acontecerá na Praça do Suspiro
Assim como na última edição na cidade, largada acontecerá na Praça do Suspiro

Um dos campeonatos mais importantes de Enduro no estado do Rio de Janeiro terá uma etapa em Nova Friburgo. A organização da competição, em parceria com a Equipe Friburgo Off Road, realiza mais uma edição do evento na cidade neste domingo, dia 16 de agosto. A largada vai acontecer na Praça do Suspiro, no Centro, às 10h.

O torneio reúne os principais pilotos de Enduro de Regularidade do Rio, e tradicionalmente é realizado no sul do estado com o objetivo de formar novos pilotos da modalidade. As provas geralmente possuem nível mais fácil, para que todos possam completar o trajeto sem maiores riscos.

“Bom demais trazer por mais um ano a Copa Vale do Café para a nossa cidade. A prova vai ser um luxo, e já estamos com as inscrições abertas em nosso site, que é o www.friburgooffroad.com.br”, comenta Rafael Alves, praticante e um dos líderes da equipe friburguense.

Este ano, a Copa Vale do Café já teve etapas disputadas em Quatis, Casimiro de Abreu e Santa Rita de Jacutinga. Rio Claro foi a última cidade a receber as provas. Além de Nova Friburgo, em agosto, estão previstas ainda as etapas em Rio das Flores e em Maricá, fechando o torneio no mês de novembro.

Novamente em Nova Friburgo

Esta não é a primeira vez que Nova Friburgo recebe uma etapa de Campeonato de Enduro. Em 2013, a 10ª e última etapa do estadual foi disputada na cidade, com direito a um atrativo especial: a presença de dois multicampeões da modalidade, Emerson Loth e Sandro Hoffman.

“Esse ano as regras irão mudar. Nós vamos ter três equipes, e três monitores que ainda não divulgamos os nomes, com uniformes nas cores vermelho, azul e rosa. Quem se inscrever nessa categoria será sorteado na hora da largada, e só eles terão o navegador e planilha. O resto da turma vai sem nada, mas claro que com o GPS. Todos os membros da equipe usarão o aparelho, e cabe aos pilotos com uniforme especial deixar sua equipe sempre perto um do outro. Vai ser uma tarefa meio difícil, mas uma festa muito boa”, comenta Rafael Alves.

Ainda de acordo com o organizador, a ideia é preservar as tradições do Enduro de Regularidade, aproveitando os percursos que a natureza de Nova Friburgo oferece. “Eu poderia muito bem fazer uma categoria trilhão, mas não é essa a ideia. Queremos trazer o piloto do trilhão para andar nas regras da prova, e achei que essa poderia ser a melhor maneira. O piloto não vai investir em nada, somente na inscrição, e vai viver um dia de piloto de regularidade, parando nos neutros, seguindo caminhos e conversando com seus amigos durante a prova. Achei que essa ideia poderia atrair novos adeptos para o nosso esporte.”

O Enduro de Regularidade

O enduro de regularidade é uma modalidade esportiva praticada com motos especiais, feitas exclusivamente para as off-roads (competições). Dois aparelhos, o road book e o totem, são instalados no guidão e conectados a um sensor de roda para fazer a leitura da velocidade. O preço para transformar a tecnologia em adrenalina não é dos mais baixos: todo o equipamento, incluindo a moto, os aparelhos e os objetos usados pelo piloto custam cerca de R$ 40 mil. Para os apaixonados, entretanto, a emoção compensa todo o investimento.

A divisão por categorias no enduro de resistência é determinada pela habilidade do piloto, através da pontuação, velocidade e precisão. Os aparelhos instalados nas motos indicam o tempo — a tolerância é de três segundos, para mais ou para menos —, a velocidade e o caminho a ser percorrido. A cada delimitação não cumprida, alguns pontos são descontados. Cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde a um ponto perdido, enquanto para cada segundo adiantado são descontados três pontos. O piloto que for penalizado menos vezes vence a prova.

A trilha a ser percorrida é um mistério até a véspera do campeonato, quando os pilotos recebem uma planilha com a programação e as orientações do percurso. As provas no estado têm, em média, 120 km de distância e perduram por até seis horas.

Em Rio Claro, Douglas é terceiro na Junior

Na prova que antecedeu a edição do Enduro de Nova Friburgo, dois atletas friburguenses conseguiram destaque na etapa da Copa Vale do Café em Rio Claro. A prova contou com 98 km de trilhas, como as famosas Pedra do Rastro, Professor, 18 voltas, Trilha do Meio, Pirulito e outras. Destaque na categoria Junior, Douglas Schumacker teve primeiramente que vencer uma conjuntivite para participar da prova. O piloto teve que abandonar a primeira etapa com o pneu traseiro furado, e ainda assim conseguiu consertar a tempo de retornar às pistas.

Douglas venceu a segunda etapa e alcançou o terceiro no geral. “Agora é concentrar na próxima etapa da Copa, em Nova Friburgo, no dia 16 agosto. Mas antes temos o enduro mais charmoso do Brasil, o Ibitipoca Off Road”, destaca.

Na categoria Master, o líder do ranking Olavo Pereira conquistou nova vitória. O jovem friburguense Gabriel Alves foi o quarto colocado. O piloto da equipe de Nova Friburgo, Itamar Junior, segue na segunda colocação do ranking da categoria Master. Rafael Alves é oitavo e Paulo Roberto Junior o 13º.

  • No Enduro, maior desafio é manter a regularidade para não perder pontos

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  • Centenas de pilotos são aguardados em Nova Friburgo no dia 16 de agosto

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  • Mesmo com o furo de um pneu, Douglas recuperou-se a tempo e foi terceiro na etapa de Rio Claro

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