Copa Edmond de Taekweondo é atração neste domingo

Cerca de 200 atletas são aguardados no Ginásio Helena Deccache
sexta-feira, 07 de outubro de 2016
por Vinicius Gastin
Copa Edmond de Taekweondo é atração neste domingo

Da primeira edição, em 1986, até a 20ª, neste domingo, 9, duas décadas se passaram. E pela competição muitos lutadores, mestres e apaixonados pelo taekwondo puderam desfilar seu talento ou mesmo prestigiar os atletas na Copa Edmond. O evento, já tradicional no calendário esportivo de Nova Friburgo, vai acontecer no Ginásio Helena Deccache, do Friburguense, a partir das 9h. Cerca de 200 pessoas de variadas partes do estado e do país devem marcar presença. A entrada para assistir ao evento é um quilo de alimento não perecível.

“Essa copa teve início em 1º de setembro de 1996, e esta edição representa mais um grande evento para a nossa cidade. Agradeço ao apoio de A VOZ DA SERRA e ao meu patrocinador oficial, a Stam”, pondera o mestre Giovanni Carvalho, idealizador e organizador do evento.

A Copa Edmond de Taekwondo traz em seu nome uma homenagem a um dos mais consagrados atletas friburguenses na modalidade. Em meados de 1995, Edmond enfrentava a rotina de preparação para mais um campeonato quando sofreu um acidente de moto próximo ao Curral do Sol e morreu no hospital dias depois.

"Comecei a trabalhar na Academia do Edmond em 1991. Ele foi um grande atleta de Nova Friburgo, conhecido mundialmente, muay thai e kickboxing, faixa preta e tricampeão carioca de taekwondo. No ano seguinte à sua morte pensei em realizar um evento de taekwondo e resolvi homenageá-lo. Eu não esperava, inclusive, que seria todo esse sucesso. A luta é muito grande, existem dificuldades para realizar o evento a cada ano, mas temos que crescer com os obstáculos. Isto engrandece e nos capacita. Esta é uma das lições do esporte inclusive”, acredita Giovanni

A primeira edição, realizada em 1º de setembro de 1996, reuniu 11 academias e um total de 200 atletas nas categorias mirim, infantil, juvenil, adulto e master. Desde então, a Copa Edmond acontece anualmente e não se restringe a Nova Friburgo, reunindo academias dos mais diversos municípios do estado. O intercâmbio é constante e a equipe de Giovanni Carvalho também compete em outras cidades. "Criamos um vínculo de amizade e interação com outras academias”, conta Giovanni Carvalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais
Publicidade