Conseg lança programa de redução da violência no trânsito

segunda-feira, 12 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Conseg lança programa de redução da violência no trânsito
Conseg lança programa de redução da violência no trânsito

Márcio Madeira

Um almoço promovido nessa sexta, 9, no auditório do Rotary Clube, marcou o lançamento da campanha publicitária do Programa de Redução de Violência no Trânsito, Pró-Vita, em Nova Friburgo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições ligadas ao transporte rodoviário, com destaque para o prefeito Rogério Cabral; o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito, coronel Hudson de Aguiar; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), Zury Maurer; o presidente da mesa diretora do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo, Ricardo Lengruber; e o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.

Ao longo de pouco mais de uma hora de apresentação foram avaliadas estatísticas que dimensionam — ao menos matematicamente — o tamanho da tragédia representada pelo transporte rodoviário no Brasil. Em seguida foram apresentadas as medidas previstas pelo programa em si, sustentado basicamente em quatro pilares de atuação: informação, educação, comunicação e fiscalização. A campanha publicitária foi detalhada a seguir, antes que o microfone fosse aberto ao representante da Câmara Municipal, vereador Gustavo Barroso, e ao prefeito Rogério Cabral. Em todos os discursos, palavras de apoio à iniciativa e de reforço ao combate à violência no trânsito.

Ao longo dos próximos meses, e sob a orientação do Observatório Nacional de Segurança Viária, será criado um sistema de trato às informações produzidas pelo trânsito, desde a padronização na coleta em acidentes ou hospitais até a unificação sob uma mesma base de inteligência. Deste modo espera-se que seja possível analisar de forma muito mais precisa os fatores responsáveis pelo alto número de acidentes, permitindo ações de resposta mais pontuais e bem direcionadas. Ao mesmo tempo, palestras serão ministradas a alunos das redes pública e particular, não apenas voltadas à formação futura de motoristas mais conscientes, mas também preocupadas em gerar melhores pedestres e ciclistas em caráter imediato. Por fim, a campanha passa também pela publicidade voltada à conscientização de motoristas e pedestres e um aumento significativo na estrutura de fiscalização de todos os agentes envolvidos no sistema viário.

José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, veio a Nova Friburgo apenas para tomar parte no evento e se disse impressionado com a grande adesão por parte de tantos setores da sociedade. "Eu vim esperando almoçar com cinco ou seis pessoas e tive a grata surpresa de encontrar representantes de todos os setores envolvidos. Essa mobilização da sociedade friburguense em torno dos problemas do trânsito é um exemplo para o Brasil”, destacou.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade