Confirmação nas olimpíadas coloca Jhennifer Alves em destaque na história

A confirmação da atleta de Nova Friburgo marca a primeira participação feminina do município no principal evento esportivo do planeta
quinta-feira, 09 de junho de 2016
por Vinicius Gastin
Jhennifer Alves faz história: a primeira mulher friburguense a disputar uma olimpíada (Foto: Divulgação)
Jhennifer Alves faz história: a primeira mulher friburguense a disputar uma olimpíada (Foto: Divulgação)

Quando Jhennifer Alves cair na piscina durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, automaticamente estará escrevendo seu nome em diversos capítulos distintos da história do esporte friburguense e da natação brasileira. A confirmação da atleta de Nova Friburgo marca a primeira participação feminina do município no principal evento esportivo do planeta — a cidade já teve o jogador Larry Pinto de Faria presente em uma Olimpíada. Além disso, Jhenny fará parte de outro momento histórico: pela primeira vez, a seleção brasileira da modalidade estará representada em todas as seis provas de revezamento dos Jogos Olímpicos.

“Treine enquanto eles dormem. Estude enquanto eles se divertem. Persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”, escreveu a atleta em seu perfil de uma rede social, dimensionando a alegria e relembrando a dedicação para alcançar o feito.

O prazo para classificação terminou no último dia 31 de maio. De acordo com o ranking da Federação Internacional de Natação (Fina), o Brasil garantiu na repescagem vagas para o Rio 2016 no 4x100 metros medley feminino — onde Jhennifer marcará presença — e 4x200 metros livre masculino, únicos revezamentos do país que ainda não tinham conseguido a classificação antecipada no Mundial de Kazan de 2015. Com isso, a equipe verde e amarela, que já é a maior da modalidade em todos os tempos com 30 nomes, deve ganhar outros três atletas.

Segundo os critérios de classificação para as olimpíadas Rio 2016, os 12 melhores colocados em cada prova no Mundial da Rússia garantiam vaga imediata para as provas de revezamento. Caso das equipes de 4x100 metros livre e 4x100 metros medley masculino, e 4x100 metros livre e 4x200 metros livre feminino. Outras quatro vagas seriam destinadas aos países com melhores tempos no ranking da Fina entre março de 2015 e maio deste ano.

No 4x100 metros medley feminino, o Brasil ficou com o 14º tempo geral do ranking, com 2 minutos, 2 segundos e 52 centésimos dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (medalha de bronze), e foi o segundo entre os quatro países que entraram na repescagem. Já o 4x200 metros masculino foi o 11º geral, com o tempo de 7min11s15 do Pan (ouro), e também ficou com a segunda vaga da repescagem, atrás apenas da Itália (7m08s30).

Desta forma, a seleção brasileira ganhou mais dois nomes para a prova feminina: Jhennifer Alves, que entra na equipe por ter o melhor tempo dos 100 metros peito nas seletivas, e Natália de Luccas, reserva nos 100 metros costas, que terá Etiene Medeiros apenas em uma eventual final. Já a equipe masculina será reforçada por André Pereira, que fez o quarto melhor tempo dos 200 metros livre nas seletivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: olimpíadas | natacao | Jhennifer Alves
Publicidade