Conferência de Cultura debate como o setor pode ajudar no desenvolvimento econômico

Evento termina domingo e avaliação do evento tem sido positiva
sábado, 07 de abril de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Evento tem na programação palestras, mesas redondas e intervenções artísticas (Foto: Leo Arturius)
Evento tem na programação palestras, mesas redondas e intervenções artísticas (Foto: Leo Arturius)

A 4º Conferência Municipal de Cultura teve início ontem e vai até domingo, 8, no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Neste sábado, o evento começou às 9h com credenciamento e a partir das 10h tiveram início as mesas de debate e intervenções artísticas programadas.

De acordo com um dos organizadores do evento, Silverton Cruz, da secretaria de Cultura, até o momento o balanço tem sido positivo. “Nós estamos vendo uma participação efetiva de muita gente interessada em debater sobre os assuntos. Já tivemos palestras de professores da UFF, da PUC-RIO, pessoas ligadas ao empreendedorismo que é um dos pontos importantes dessa conferência, a cultura como indutora do desenvolvimento econômico.”

Silverton afirma que os debates têm sido rico em propostas e discussão de ideias. “O principal é o diálogo e a discussão de diferentes pontos de vista. Todo mundo tem um interesse em prol da cultura friburguense. Os debates, no final do evento, vão nos levar para vários caminhos e não apenas para um só. Se nós podemos colocar uma meta dessa conferência é mostrar para os setores da sociedade que a cultura é um dos principais vetores da economia”.

Ainda neste sábado, a 4ª Conferência de Cultura continua às 16h30. Os participantes serão divididos em grupos para discussões. Já às 18h30, tem início o Festival de Cultura Urbana, no anfiteatro. No domingo, 8, o credenciamento começa às 8h; às 9h, haverá eleição dos delegados; às 10h acontecem os debates; às 13h, terá plenária final, com eleição e posse da nova gestão do Conselho de Políticas Culturais de Nova Friburgo; por fim, às 17h, haverá o concerto de encerramento. O Teatro Municipal Laercio Ventura fica na Praça do Suspiro.

Nova Battle

A partir das 18h deste sábado, 7, no anfiteatro do Teatro Municipal, os artistas da dança de rua vão batalhar entre si em uma disputa que promete ser bastante acirrada. A 4ª edição do Nova Battle, vai reunir dezenas de homens e mulheres que farão passos coreografados nos mais diferentes estilos.

O vencedor vai faturar R$ 500. Organizado pelo professor Cláudio Lamblet, o Nova Battle faz parte da programação da 4ª Conferência Municipal de Cultura e conta com o apoio da Prefeitura. “Essa edição está sendo bem motivadora porque não só artistas locais irão se apresentar e sim pessoas de diferentes lugares. Isso é ótimo para colocar a cidade no mapa do turismo e no mapa cultural”, assegura Lamblet.

O evento ainda terá a apresentação do grupo Interurbanos. As inscrições tanto para o workshop quanto para a batalha serão realizadas na hora do evento e são gratuitas. O workshop começa às 18h e as batalhas, a partir das 20h. O evento também será gratuito e a classificação é livre.

Foto da galeria
Silverton Cruz, da secretaria de Cultura, avalia positivamente o evento (Foto: Leo Arturius)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Conferência Municipal de Cultura | Nova Battle
Publicidade