Concessão da Faol termina domingo e friburguenses podem ficar sem ônibus

Prefeitura ainda não divulgou se fará contrato emergencial com a concessionária. Dupla função deverá ser extinta
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Concessão da Faol termina domingo e friburguenses podem ficar sem ônibus

Faltando apenas três dias para o término do contrato de concessão do transporte coletivo em Nova Friburgo, a prefeitura ainda não divulgou o que vai fazer para manter os ônibus em operação no município. O contrato com a Faol, empresa que opera o serviço com exclusividade há várias décadas, termina no próximo domingo, 23, e não pode ser prorrogado. Nesta quinta-feira, 20, a concessionária informou que ainda não foi procurada pelo governo municipal para tratar do assunto, mas informou que “está à disposição da prefeitura para ajudar na solução do problema, observadas, logicamente, todas as questões legais que envolvem o tema”, diz a nota.

Assinado em 2008, o contrato com a empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) estabeleceu prazo de concessão de dez anos improrrogáveis. Por isso, o prefeito Renato Bravo deve realizar uma contratação emergencial com a empresa para manter os ônibus circulando no município, até a conclusão da licitação para nova concessão do serviço. O edital de licitação, porém, ainda não foi lançado, apesar da Câmara ter autorizado o procedimento há mais de uma semana, no último dia 11.

Na ocasião, os vereadores aprovaram o texto com cinco emendas do vereador Nami Nassif (PHS) que devem reger o edital de concessão. Entre elas, divisão da cidade em, no mínimo dois lotes, a fim de possibilitar que mais de uma dispute a concessão; multa para a concessionária em caso de descumprimento de itinerários e horários das linhas; prazo máximo do contrato de dez anos; e a proibição da dupla função, quando o motorista também atua como cobrador. O texto está publicado nesta edição, no atos oficiais da Prefeitura de Nova Friburgo, na página 8.

Em Friburgo, motoristas cobram as passagens em 95% dos coletivos, segundo o diretor da empresa Faol, Paulo Valente. A extinção da função do cobrador começou no ano passado, como consequência da adoção do sistema de bilhetagem eletrônica. Cerca de 80% dos usuários embarcam nos veículos da empresa com os cartões Riocard. Esse percentual deve chegar a 90% até em março do ano que vem, prevê a Faol. Os novos ônibus adquiridos pela concessionária não contam com cadeiras para os cobradores.

O texto aprovado na Câmara foi entregue à prefeitura no último dia 14. Desde então o governo tem feito ajustes no edital de concessão a ser lançado. Procurada nesta quinta-feira, 20, prefeitura afirmou “que vem fazendo diversas reuniões para deliberar sobre o assunto e só vai se posicionar a respeito quando os trabalhos forem concluídos”. A VOZ DA SERRA apurou, contudo, que o governo municipal pode divulgar nesta sexta-feira, 21, as medidas que serão tomadas para evitar que os usuários dos ônibus fiquem a pé na próxima semana.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: faol | transporte público | transporte coletivo
Publicidade