Como aproveitar as férias com segurança e sem desperdício de energia

Dicas servem para quem vai curtir as férias em casa ou vai viajar
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A serra de Cachoeiras-Friburgo (Arquivo AVS)
A serra de Cachoeiras-Friburgo (Arquivo AVS)

Quem não gosta das férias de verão? Mas junto com elas surgem também várias contas extras todo início do ano – IPVA, IPTU, material escolar, entre outras. É preciso economizar de várias formas para dar conta de tantos pagamentos. Um bom começo é adotar novas práticas, economizando, principalmente nas contas básicas, como a de energia elétrica que costuma subir nesta época do ano, já que a garotada está em casa e aumenta o uso de ventiladores e ar-condicionados.

Nas férias, aparelhos eletrônicos também são usados com mais frequência: TV, videogame, computadores, máquina de lavar, chuveiro elétrico - ficam ligados por mais tempo contribuindo para o aumento do consumo de energia elétrica. Esse uso em excesso pode elevar a conta de energia. Para não ter surpresas, medidas simples podem fazer o retorno das férias ser um momento tranquilo, sem sustos ou prejuízos com a conta de luz. Veja algumas dicas da concessionária Energisa para evitar gastos.   

TV, computador e ferro de passar

Só deixe a TV ou o computador ligados na tomada se realmente estiver usando. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos. O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador. Nas pequenas pausas, desligar o monitor, ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

É comum as crianças dormirem em frente à televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é programar a TV para desligamento automático, disponível na maioria dos televisores. Estabeleça horários e evite desperdícios.Uma boa opção é brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre.

Outra dica é usar o ferro de passar roupas somente quando houver bastante roupa. Apagar as luzes quando sair de um cômodo e desligar o ventilador ao sair do local.

Diminua o uso do chuveiro elétrico

O chuveiro é o equipamento que mais consome energia em uma residência, devido à sua alta potência. Coloque o chuveiro na posição “verão” e combine com a família de realizar banhos menos demorados. Essa é uma questão de opção e de hábito.

Geladeira

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia nas casas, principalmente por causa do “abre e fecha” ao longo do dia. Evite abrir a geladeira a todo momento, e não armazene alimentos ainda quentes no eletrodoméstico, assim evita-se uma sobrecarrega do aparelho e consequentemente reduz-se o consumo.

Use a função “timer” do ar-condicionado

Prefira aparelhos com o selo Procel/Inmetro. O local de instalação do aparelho deve ser longe dos raios solares e com boa circulação de ar. O calor é muito intenso nesta época do ano, além disso, sem as obrigações que nos empurrem da cama, é comum dormirmos até mais tarde. Com isso, acabamos deixando o ar-condicionado ligado por horas e horas, em praticamente todos os dias.

Outra dica é usar o “timer” (temporizador) do aparelho. Programe-o para desligar depois de algum tempo. Além disso, regule o aparelho para uma temperatura agradável, mas não muito baixa. Faça uso do aparelho intercalado com o ventilador nos horários menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia e não se esqueça da manutenção periódica dos filtros do ar-condicionado. Eles acumulam poeira, tornando-se focos de bactérias que se espalham pelo ambiente. Além disso, filtro sujo gasta mais energia, pois exige mais potência do aparelho.

Máquina de lavar

Sempre que puder, utilize a programação suave, no lugar da normal, pois gasta menos energia. Planeje as lavagens, deixando acumular roupa para lavar sempre com o volume máximo indicado pelo fabricante. Mantenha os filtros da máquina sempre limpos. Use a dose adequada de sabão e amaciante para evitar enxágue repetido.

No lugar de usar a função “pré-lavar”, deixe as roupas de molho em um balde antes de colocá-las na máquina. Se for secar a roupa na máquina, nos casos de máquinas tipo lava e seca, centrifugue a roupa ao máximo.

Prepare a casa para a viagem

Antes de viajar, tome certas medidas que contribuem para segurar o desperdício de energia elétrica que ocorre em pequenas quantidades, mas que somadas resultam em uma parcela considerável da conta de eletricidade. Algumas dessas medidas são: desligar da tomada todos os aparelhos que não tenham necessidade de permanecer ligados, mantenha apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos.

Em caso de viagens longas, é recomendável desligar a chave geral do imóvel e esvaziar a geladeira, desligar também os decodificadores de TV a cabo, internet e telefone. Se for deixar alguma lâmpada acesa dentro de casa, opte por uma de LED.

Perigo ao soltar pipa

Pipas e rede elétrica não combinam. É preciso tomar uma série de cuidados para evitar que os momentos de lazer não terminem em acidentes ou provoquem interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejudicando vários clientes. Se a pipa enrolar nos fios também pode causar acidentes, inclusive fatais. O melhor é brincar com segurança, por isso, escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques; nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos; não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a pipa, pois esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: férias
Publicidade