Comitivas de Alagoas vêm a Friburgo conhecer a Sala do Empreendedor

Setor vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico é considerado um exemplo de sucesso para vários municípios
quinta-feira, 08 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Os representantes das prefeituras alagoanas conheceram como a Sala do Empreendedor funciona agilizando processos internos (Divulgação PMNF)
Os representantes das prefeituras alagoanas conheceram como a Sala do Empreendedor funciona agilizando processos internos (Divulgação PMNF)

O trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor de Nova Friburgo é tido como referência pelo Sebrae e por isso diferentes municípios da região já vieram até a prefeitura friburguense para conhecer como é desenvolvido o trabalho que transformou a unidade em um caso de sucesso, cujo exemplo tem sido seguido. Recentemente, a Sala do Empreendedor de Nova Friburgo recebeu 21 representantes de prefeituras do Estado de Alagoas.  

Estiveram em Nova Friburgo representantes dos municípios de Atalaia,  Coruripe, Viçosa, Coqueiro Seco, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Ibatequara, Colônia, Leopoldina, São Sebastião, Rio Largo, Junqueiro, União dos Palmares, Maragogi, Penedo, Santana do Ipanema, Messias, Palmeira dos Índios, Jaramataia, Paulo Jacinto e Marechal Deodoro. Na ocasião, eles receberam importantes orientações e obtiveram uma base para implementar uma sala como essa em seus respectivos municípios ou ainda instruções para aqueles que já possuem uma, mas querem alavancar as atividades desenvolvidas.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, Walter Thuler, o fato do município ser apontado pelo Sebrae como modelo de Sala do Empreendedor a ser seguido está atrelado à vitória no Programa Cidades Empreendedoras, em junho deste ano.

“A atenção com esse segmento, visando em especial a redução da burocracia ao empreendedor, é uma forte premissa do prefeito Renato Bravo e que procuramos seguir à risca desde o início de sua gestão, o que culminou na vitória do Programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae, na categoria Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, em junho deste ano”, salientou.

Durante o encontro, foi discutido como a Rede de Agentes de Desenvolvimento Econômico promove a desburocratização dos processos, por meio de sistema online. Ambos, interligados diretamente. Os alvarás, por exemplo, antes levavam até 120 dias para serem liberados e hoje, os mais simples, são expedidos em até cinco dias úteis. E com a utilização do sistema online, além da agilidade, há ainda uma grande economia para o município, já que para mil alvarás liberados no ano passado deixou-se de imprimir mais de 50 mil folhas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade