Comércio reclama da interdição da Alberto Braune

CDL e Sincomércio dizem que medida gera transtornos e prejuízos. Confira os esquemas de trânsito
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018
por Alerrandre Barros
A placa na Avenida Rui Barbosa avisando sobre a interdição (Fotos: Alerrandre Barros)
A placa na Avenida Rui Barbosa avisando sobre a interdição (Fotos: Alerrandre Barros)

A interdição da Avenida Alberto Braune nesta sexta-feira, 9, para os desfiles dos blocos e escolas de samba desagradou a comerciantes. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato
do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, disse que a medida gera transtornos aos friburguenses e turistas e prejuízos ao setor.

“Com a Avenida Alberto Braune fechada para carros, as pessoas terão muita dificuldade de circular pelo Centro. Isso cria problemas para os moradores, para aqueles que vão viajar e também para os turistas que chegam para o carnaval; para as pessoas que estão de carro e para os usuários de ônibus. Além de causar engarrafamentos em vários pontos da cidade”, afirmou.

Braulio Rezende ressaltou que a Prefeitura de Nova Friburgo não enviou comunicado à CDL e ao Sincomércio para que pudessem avisar aos lojistas sobre a mudança no trânsito. Rezende comentou que, desde o início da manhã desta sexta, comerciantes ligaram indignados para as entidades para se queixar da ação do governo municipal.

Para Braulio, o esquema adotado nos anos anteriores funcionava bem, mesmo que eventualmente o tráfego de veículos ficasse mais lento em determinados locais e horários. A Alberto Braune costumava ser interditada nas sextas, nos sábados e nas segundas-feiras de carnaval à noite; nos domingos e nas terças-feiras a partir das 12 horas.

“A alteração feita nesta sexta-feira vai trazer graves danos ao comércio e, certamente, irritar moradores e visitantes. Não teria sido melhor manter o sistema que sempre deu certo? Como diz o ditado popular, em time que está ganhando não se mexe”, defende.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura e aguarda resposta.

Na manhã desta sexta-feira, 9, a interdição da interdição da avenida deixou o trânsito lento, no acesso ao Centro, sobretudo, no trecho da Rodoviária Norte, em Duas Pedras até o acesso à Praça do Suspiro. Às 10h, os motoristas ainda trafegavam com retenção. A Alberto Braune foi fechada para veículos à meia-noite desta sexta-feira, 9, e ficará assim até a próxima terça-feira de carnaval, 13.

Por conta do carnaval, as pistas laterais das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas e ruas no entorno também serão parcialmente bloqueadas para o tráfego de veículos no início das tardes nos cinco dias de folia, assim como a Rua Monte Líbano.

As ruas Augusto Spinelli, entre a Farinha Filho e a Monte Líbano, Augusto Severo, Gonçalves Dias, Modesto de Mello e Leuenroth terão mão-dupla a partir da meia-noite de sexta-feira, 9. No mesmo dia e horário, a Rua Duque de Caxias, entre Avenida Comte Bittencourt e Rua Comandante Giuseppe Mastrangelo, terá o trânsito invertido.

Veja programação dos blocos aqui.

Por causa das interdições, os ônibus municipais não vão fazer o embarque e desembarque de passageiros nos pontos de parada da Alberto Braune. A Faol informou que os coletivos vão circular pelas avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt. O lado norte da Estação Livre (antiga rodoviária urbana), próximo à padaria Pão da Praça, ficará fechado para paradas dos coletivos. As linhas voltam normal na quarta-feira de cinzas, 14.

Durante a madrugada de sábado, 10, e domingo, 11, oito linhas terão horários extras com itinerários modificados para facilitar a volta para casa dos foliões: Amparo via Nova Suíça, Riograndina via Maringá, Conquista via Campo do Coelho, São Geraldo, Jardim Califórnia, Theodoro via Catarcione e Varginha, Alto de Olaria e Cascatinha. Os coletivos partirão do ponto do Paissandu ou da Estação Livre (lado sul - INSS).   

Sábado, 10 - Saída do Paissandu

- Amparo via Nova Suíça - 0h20; 1h40; 3h e 4h20.
- Riograndina via Maringá - 0h; 1h20; 2h30 e 3h40.
- Conquista via Campo do Coelho - 1h e 3h10.
- São Geraldo - 0h; 1h10; 2h20; 3h30 e 4h30.
- Jardim Califórnia - 0h40; 2h e 3h20.


Sábado, dia 10 - Saída da Estação Livre (lado sul)

- Theodoro via Catarcione via Varginha - 0h30; 1h50; 3h20 e 4h30.
- Alto de Olaria - 0h20; 1h40 e 3h10.
- Cascatinha - 0h10; 1h20; 2h30 e 3h40.


Domingo, dia 11 - Saída do Paissandu

- Amparo via Nova Suíça - 0h; 1h; 2h; 3h e 4h.
- Riograndina via Maria Teresa - 0h; 0h50; 1h50; 2h50 e 3h50.
- São Geraldo - 0h; 1h; 2h10; 3h10 e 4h10.
- Conquista via Campo do Coelho - 0h50; 2h30 e 3h35.
- Jardim Califórnia - 0h20; 1h20; 2h20 e 3h20.
- Alto do Floresta - 0h10; 1h30; 2h40 e 4h.

Domingo, dia 11 - Saída da Estação Livre (lado sul)

- Theodoro via Catarcione e Varginha - 0h; 1h; 3h e 4h.
- Alto de Olaria - 0h15; 1h15; 2h15; 3h15 e 4h15.
- Cascatinha - 0h25; 1h25; 2h25; 3h25 e 4h25.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: undefined
Publicidade