Comércio de Friburgo pode abrir nos três feriados de novembro

Funcionamento neste sábado, na sexta 15 e na quarta 20 é facultativo, mediante adesão a convenção coletiva
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Comércio de Friburgo pode abrir nos três feriados de novembro

As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a abrir nos três feriados do mês de novembro: neste sábado, 2, Finados; na sexta-feira 15, Proclamação da República, e na quarta-feira 20, Dia da Consciência Negra.

A permissão é resultado de um acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, que estabelece, por outro lado, condições para o funcionamento do setor em datas especiais.

Segundo o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, os comerciantes que desejam abrir as lojas nos feriados precisam assinar o termo de adesão ao acordo coletivo. O funcionamento do comércio em feriados ajuda a movimentar a economia do município, uma vez que nessas ocasiões Nova Friburgo costuma receber muitos turistas.

O acordo coletivo, ainda de acordo com Braulio, garante o funcionamento de segmentos que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias, e dá liberdade de escolha aos empresários. “Não existe imposição. O empresário decide o melhor para o seu negócio, e os trabalhadores não perdem nada, pois seus direitos estão integralmente preservados na nossa convenção coletiva”, observou.

 

TAGS: feriado | negócios