Com pouco apoio, Yetis é seduzido por propostas e pode deixar a cidade

Segundo o presidente Luiz Thiago de Campos, três municípios do interior entraram em contato com propostas de sediar jogos e treinos do time
quinta-feira, 16 de junho de 2016
por Vinicius Gastin
Time inicia a caminhada na categoria Full Pads, que exige o uso total de equipamentos (Foto: Divulgação)
Time inicia a caminhada na categoria Full Pads, que exige o uso total de equipamentos (Foto: Divulgação)

Prestes a completar dez anos de fundação, o Nova Friburgo Yetis pode deixar Nova Friburgo. Os poucos apoios e o fim de contratos de patrocínios desde o fim do ano passado, sem a possibilidade de substituição por outros, dificultam a vida da equipe, que é mantida integralmente pelo esforço de seus atletas.

Apesar de realizar os treinos no Sanatório Naval, através de uma parceria com a Marinha, a equipe não possui campo para os jogos. Além disso, as viagens para disputas fora de casa são feitas em carros de familiares para diminuir os custos com ônibus.

Segundo o presidente, Luiz Thiago de Campos, três municípios do interior entraram em contato com propostas de sediar jogos e treinos do time durante a Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA). Ainda segundo ele, “a transferência é bem provável.”

Bernardo Scofano, treinador da equipe, acredita que o time deve buscar caminhos que possibilitem seu crescimento. “Hoje temos atletas e técnicos que moram no Rio, Niterói, São Gonçalo, Bom Jardim, Cordeiro e Rio das Ostras que encaram horas de estrada todo domingo para honrar as cores de nossa cidade. É preciso uma mudança de mentalidade. Assistimos jogos de futebol americano lotando a Arena Pantanal, o Canindé, o Beira-Rio, o Raulino, o Moacyrzão, mas ainda temos que lidar com o desprezo dentro da nossa própria cidade. Abrir as portas ao futebol americano não é um favor, é um investimento com retorno garantido”, afirma.

Pioneiro na prática do futebol americano no interior do estado, o Yetis foi campeão da LiFFA em 2013 e no ano passado venceu o Serra Bowl - Desafio RJ x MG contra a equipe do GET Eagles, atual campeã da Copa América de Futebol Americano. Além disso, a equipe desenvolve diversas ações em conjunto com instituições filantrópicas do município.

Time encara o VR Falcons em amistoso no fim de semana

Com o Maracanã e o estádio Nilton Santos, cedidos ao Comitê Olímpico Internacional para as Olimpíadas do Rio, o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, tornou-se a principal opção para os grandes clubes do futebol carioca mandarem os seus jogos nesta temporada (Botafogo e Fluminense utilizarão também o Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, e o Giulite Coutinho, em Edson Passos). Mas a “nova casa” dos times da capital fluminenses também abre as portas para outra modalidade: o futebol americano.

O Raulino já foi palco da final da Liga Fluminense de Futebol Americano em 2015 — quando o Macaé Oilers sagrou-se campeão estadual contra o time da casa —, e agora receberá mais um grande evento, com direito à participação do Nova Friburgo Yetis. Os Homens de Gelo vão viajar até a Cidade do Aço para enfrentar o VR Falcons em jogo amistoso neste sábado, 18, às 18h. Esta será a primeira vez que o estádio receberá este esporte na categoria Full-Pads, ou seja, com o uso de equipamentos.

 Além do duelo, estão programadas outras atrações durante todo o dia. Às 12h acontecerá o Tailgate. O tradicional pré-jogo, que sempre reúne bastante comida e cerveja, está garantido. Alguns food trucks vão estar posicionados nos arredores do estádio.

Dentro das quatro linhas, às 15h o Valença Hunters e o Barra Mansa Sloths medem forças em partida preliminar, na categoria No Pads (sem equipamentos). Ainda de acordo com a diretoria do Volta Redonda Falcons, “Há um esforço muito grande para trazer outras atrações, que estão sob sigilo.

Essa será a primeira vez em que Falcons e Yetis se enfrentam na história. O time de Nova Friburgo foi campeão em 2013, semifinalista em 2014 e o pioneiro da categoria Full-Pads em 2015, conquistando também o título do desafio Rio-Minas ao derrotar o Get Eagles - equipe campeã da "Libertadores do Futebol Americano".

Um dos principais nomes do time friburguense é o coordenador defensivo, Bernardo Scofano. Fora de campo, a equipe realiza eventos diversos e ações beneficentes, como almoços na Apae e caminhadas com a associação.

Já o adversário é o atual vice-campeão, e foi semifinalista em 2014 - perdendo para o campeão. As duas equipes se preparam para a Liga Fluminense de Futebol Americano, que terá início em julho.

Essa será a primeira vez que os dois clubes participam de uma competição onde o regulamento exige o uso total de equipamentos. Acertar detalhes, testar as jogadas e observar novos atletas são alguns dos objetivos comuns no duelo em Volta Redonda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Yetis
Publicidade