Com “novidade de 42 km”, Ascof divulga calendário para 2017

Provas serão direcionadas aos mais variados tipos de público, e atraem centenas de atletas
quinta-feira, 05 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Com “novidade de 42 km”, Ascof divulga calendário para 2017

Dois mil e dezesseis foi um ano especial para os atletas de Nova Friburgo. Nas pistas e circuitos da cidade, centenas deles puderam desfrutar da estrutura naturalmente oferecida para a prática de provas de corridas, maratonas e caminhadas. O relevo, as estradas e trilhas se confundem com as paisagens, formando assim um cenário pronto para ser explorado por quem busca melhor qualidade de vida. E foi assim que a Associação de Corredores Friburguenses (Ascof) e tantas outras desenvolveram inúmeros eventos. Para 2017, a expectativa é ainda maior.

Se 2015 marcou o retorno de uma família acostumada a fazer das pistas de corrida o seu ponto de encontro, a temporada passada foi de consolidação. A Associação de Corredores Friburguenses, fundada em outubro de 1988, já recebeu e formou muitas gerações de corredores nos seus 28 anos de atuação. A Ascof passou por um processo de reestruturação e conseguiu multiplicar o número de filiados, deixando de ser apenas uma equipe de corredores de elite para formar um time de atletas e amigos que buscam melhorar a qualidade de vida.

Ainda em 2016, um calendário de eventos foi criado pela Ascof para que os atletas do município e de toda a região possam programar as agendas e adaptar a rotina de treinos para os desafios. Pelo menos oito eventos oficiais movimentaram a corrida de rua friburguense, e para este ano que se inicia a previsão não é diferente. A Associação divulgou nas redes sociais o calendário de eventos para 2017, e pelo menos seis corridas já estão previstas para acontecer em Nova Friburgo, com direito a um desafio de 42 km. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ativo.com.

Nas pistas de março a dezembro

Novidade no ano passado, o calendário de provas também prevê eventos organizados pela Ascof até o final de 2017. Há opções para todos os estilos e preferências, de quilometragens e temáticas variadas. O primeiro grande evento está marcado para o dia 12 de março, quando acontece a Corrida da Mulher e Admiradores. Essa é uma das atrações da programação do município em homenagem às mulheres. Há opções de 5km e 10km para mulheres e também para admiradores. Realizada pela primeira vez em 2012, a prova reúne dezenas de atletas, de ambos os sexos, em percursos que costumam priorizar o centro de Nova Friburgo para comemorar o Dia Internacional da Mulher. 

Já em 30 de abril o desafio é a Friburgo Meia Maratona, realizada em percurso plano pelas ruas da cidade. O trajeto plano pelo espaço urbano municipal facilita a participação de simpatizantes da corrida, que não possuem o mesmo ritmo de treino e resistência de um atleta profissional. Haverá premiação em dinheiro para os vencedores no geral e nas faixas etárias.

A novidade que fez sucesso em 2016 terá mais uma dose neste ano. O mês de agosto reserva para os corredores a Corrida Intercolegial. O evento acontecerá no dia 12, em paralelo aos Jogos Intercolegiais, que reúnem centenas de jovens estudantes de colégios públicos e particulares de Nova Friburgo. A competição é direcionada a crianças e adultos, e celebra ainda o Dia dos Pais com as opções de percursos de 4km ou 8km para adultos e 100 e 1.000 metros para jovens.

A grande novidade para o próximo ano, talvez, seja o Desafio da Mata Atlântica, no dia 10 de setembro. Serão 42km de prova Trail Run, com boa parte do percurso realizada na Reserva Ecológica de Macaé de Cima. Além do privilégio de passar alguns momentos em contato com a riqueza natural de Nova Friburgo, a prova oferece novidades como a opção de participar de forma individual, em dupla ou quarteto. Os detalhes serão divulgados pelos organizadores.

No mês seguinte, no dia 8 de setembro, acontece a Corrida em Comemoração ao Aniversário de 29 anos da Ascof. Podem participar adultos e crianças, celebrando as quase três décadas de uma das associações de corrida oficial mais antigas do Brasil. O percurso para adultos é de 8km, e de 100 e 1.000 metros para jovens. 

Encerrando o calendário oficial de corridas com chave de ouro — embora novas competições possam ser inseridas no mesmo —, a Festa Nacional do Corredor está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro. Na última edição, no mês passado, centenas de pessoas participaram. Os cinco primeiros colocados nas categorias feminina e masculina receberam troféu, enquanto os primeiros de cada faixa etária da meia-maratona foram premiados. Todos os participantes que completaram o percurso também ganharam uma medalha.

O ano de 2017 marcará a 27ª edição do evento. A primeira foi realizada em 1993, e reuniu 200 atletas (na quadra da escola Unidos da Saudade. Nos três anos seguintes o evento aconteceu no Ciep Glauber Rocha, no Jardim Ouro Preto, em Conselheiro Paulino, e depois passou a ser realizado com o apoio do Sesc. A parceria foi mantida até 2007, quando a prova passou a ser realizada no Clube de Xadrez. Em 2011, o evento não aconteceu por conta do cenário desfavorável criado pelo evento climático no início daquele ano.

O evento atingiu o ápice no ano de 1997, quando a prova foi escolhida para ser equivalente à final do Campeonato Brasileiro de Corridas, em parceria com a Telebrás, e reuniu pelo menos mil atletas. No ano seguinte chegou a reunir atletas de 17 estados do Brasil e representantes de quatro países da América do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corrida
Publicidade