Com nova fórmula, Copa Rio começa em agosto

Frizão ainda busca recursos para a competição
terça-feira, 21 de junho de 2016
por Vinicius Gastin
Para os próximos desafios, Tricolor da Serra terá time diferente ao que disputou o Estadual deste ano
Para os próximos desafios, Tricolor da Serra terá time diferente ao que disputou o Estadual deste ano

Um novo formato, mas com os desafios de sempre. Ao mesmo tempo em que a Copa Rio seduz os clubes de médio porte a tentarem vaga em uma competição nacional, desafia os dirigentes a buscarem recursos para a disputa da competição, sem comprometer o orçamento para os demais compromissos. Dentro desse contexto, o Friburguense ainda não confirma a participação no torneio, embora a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro já dê como certa a presença do time de Nova Friburgo. 

O Tricolor da Serra passa por um momento de reestruturação financeira, e ainda busca novas fontes de receita para compensar a perda dos R$ 1,3 milhão da verba de televisão, devido ao rebaixamento para a série B do Estadual. Esse valor era distribuído ao longo de todo o ano, custeando as despesas do departamento de futebol e das divisões de base. A mudança da forma de gestão, a implantação do sócio-torcedor e uma maior exploração da venda de material esportivo também fazem parte do processo, que inclui as negociações para buscar uma renovação de contrato junto ao patrocinador master, a Stam. 

“A gente não pode assumir uma situação sem criar oportunidades. Dependendo do que conseguirmos, nós vamos avaliar se jogamos com uma base para a série B ou utilizamos os juniores. Mesmo sem ajuda financeira ou patrocínios maiores, podemos optar pela Copa Rio em detrimento do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). O segundo semestre tem que ser preenchido de alguma forma, mas precisamos buscar soluções. O Friburguense participou de todas as copas Rio até essa última edição”, explica o gerente de futebol José Siqueira.

Diferente do formato que vigorou por alguns anos, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro divulgou um novo regulamento para a Copa Rio deste ano, juntamente com os primeiros clubes e a tabela da competição. Além disso, determinou que o torneio, que vale uma vaga na Copa do Brasil e outra na Série D do Brasileiro, começa no dia 17 de agosto, uma semana após o previsto. Neste modelo, no máximo 16 equipes participarão da competição estadual.
Antes com quatro grupos, a Copa Rio passa a ter apenas dois, com, no máximo, oito equipes. Na primeira fase, um grupo enfrenta o outro em turno único. As duas melhores de cada chave avançam para as semifinais, em cruzamento olímpico: 1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA. Após os dois confrontos, os vencedores se garantem em uma competição nacional na próxima temporada, e fazem a final também em dois jogos.
A tabela da competição também foi divulgada, mas somente poucas equipes confirmaram participação até o momento. A tradicional Cabofriense, por exemplo, já anunciou que não vai disputar a competição, por conta de contenção de despesas. Não foi estipulado um prazo para a confirmação das demais equipes e o regulamento prevê que a tabela pode haver mudanças até o início da competição.

No Grupo A, estão, no momento: Madureira, Bangu, Angra dos Reis e Sampaio Corrêa (além do Friburguense, que ainda não confirmou a participação). No Grupo B, até o momento, estão: Volta Redonda, Resende, América, Portuguesa e Rio-São Paulo. Ainda estão em aberto seis vagas: 6º, 7º, 8º, 9º e 10º da Série A do Carioca de 2015, tirando os times das séries A e B do Brasileiro, além do campeão da série C do Carioca também da temporada passada. 

A primeira rodada, que será, a princípio, toda ela jogada no dia 17 de agosto, tem apenas quatro jogos confirmados: Madureira x Volta Redonda, Bangu x Resende, Angra dos Reis x América e Sampaio Corrêa x Portuguesa. Caso confirme presença, o Frizão provavelmente estrearia em casa, contra um adversário ainda indefinido. Semifinalista em 2014, o Tricolor da Serra fez campanha ruim na última temporada, quando foi eliminado ainda na primeira fase.

Com quatro títulos, o Volta Redonda é o maior campeão da competição: 1994, 1995, 1999 e 2007. Logo atrás, quatro equipes com dois títulos: Vasco da Gama (1992 e 1993), Tigres do Brasil (2005 e 2009), Nova Iguaçu (2008 e 2012) e Resende, atual bicampeão, levantando o caneco em 2014 e 2015. Também já conquistaram a competição: Flamengo, em 1991, Rubro Social, em 1996, Duquecaxiense, em 1997, Fluminense, em 1998, Portuguesa, em 2000, Audax Rio, em 2010, Madureira, em 2011, e Duque de Caxias, em 2013.

Amistoso em Macuco
Mesmo sem a definição quanto à presença na Copa Rio, o Friburguense começa a dar os primeiros passos projetando também a temporada de 2017. Nesta sexta-feira, 24, o Tricolor da Serra será o convidado do Macuco Esporte Clube em amistoso comemorativo, como parte da Festa de São João Batista (padroeiro da cidade), como tradicionalmente acontece nos últimos anos. A partida acontece às 15h, com arbitragem do profissional Marcelo de Lima Henrique. 
O Tricolor da Serra participa com um time recheado de garotos, reforçado por Cadão, Sérgio Gomes, Bidu e Ziquinha. Jovens jogadores que integram o elenco profissional, como o zagueiro Bruno, o lateral Lucas e o volante Pierre também devem jogar.

O Friburguense nas últimas edições da Copa Rio: - 2012: No Grupo D ao lado de Nova Iguaçu, Bangu, América e Boavista, a equipe conquistou apenas duas vitórias nas oito rodadas e foi eliminada na primeira fase. - 2013: No Grupo C, ao lado de Madureira, América, São Gonçalo e Ceres, o tricolor venceu três dos oito jogos e foi eliminado logo na primeira fase, ao terminar em terceiro lugar. - 2014: Na primeira fase, conseguiu avançar ao terminar em segundo lugar no Grupo D, que também tinha Resende, Bonsucesso e Duque de Caxias. Na segunda, caiu na mesma chave do favorito Volta Redonda, do Macaé e do Boavista e conseguiu se classificar para as semifinais em segundo lugar. No entanto, foi eliminado nos pênaltis pelo Resende. - 2015: No Grupo A ao lado de Gonçalense, Resende, Bangu e Angra dos Reis, venceu apenas um jogo e foi eliminado com uma rodada de antecedência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade