Com empréstimo de Jorge Luiz, Andreotti estuda opções para o meio do Frizão

Sem recursos para fazer contratações de peso, o Frizão deve apostar na prata da casa ou em jogadores que compõem o elenco para substituir Jorge Luiz
quinta-feira, 23 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Bernardo em ação na Austrália: jogador pode ser opção para o meio-campo tricolor
Bernardo em ação na Austrália: jogador pode ser opção para o meio-campo tricolor

Peça fundamental do Friburguense nas últimas temporadas, o meia Jorge Luiz vai desfalcar a equipe na Copa Rio de 2015. O Tricolor da Serra acertou o empréstimo do jogador ao RB Brasil, de São Paulo, até o final deste ano, e contará com o seu camisa 10 apenas no estadual de 2016. Jogador do Frizão desde 2010, Jorge Luiz marcou quatro gols no estadual deste ano e foi um dos principais destaques do time comandado por Gerson Andreotti.

Sem recursos para fazer contratações de peso, o Frizão deve apostar na prata da casa ou em jogadores que compõem o elenco para substituir Jorge Luiz. A opção imediata, na teoria, é Tufy. Antônio Pereira Pina Neto estava no futebol do Vietnã antes de chegar à Nova Friburgo em 2013. Aos 25 anos de idade, passou por Valério Doce, de Minas Gerais, na categoria infantil, Botafogo de Ribeirão Preto e Flamengo-SP. A profissionalização veio aos 19 anos, no Valério Doce. Na sequência, atuou pelo Brasilis, de Águas de Lindóia, Osotspa FC, da Tailândia, e Dong Tam FC., do Vietnã.

Após o fim do contrato, em agosto, Tufy veio para o Brasil e aceitou o convite do Ribeiro Junqueira, de Minas Gerais, para atuar no amistoso contra o Friburguense durante a pré-temporada de 2013. A partida terminou empatada por 2x2, e Tufy chamou a atenção. As seguidas lesões impediram uma sequência, e o jogador acabou deixando o clube. O retorno ao Tricolor da Serra aconteceu no meio do ano passado, e em meio às idas e vindas, o jogador ainda não conseguiu se firmar entre os titulares.

Durante o carioca de 2015, outro concorrente à vaga teve maior destaque. Jefferson, cria da base do clube, atuou como titular nas últimas rodadas e agradou ao técnico Gerson Andreotti. No entanto, fez a função de segundo atacante, uma vez que possui características mais parecidas com a de um ponta – fato que pode atrapalhá-lo na briga pela camisa 10. 

Outra opção é Bernardo Ribeiro, que tem agradado ao técnico Gerson Andreotti. Inclusive, foi titular da equipe no amistoso contra a Seleção de Macuco, formando o quarteto de meio-campo com Bidu, Damião e João Victor. No entanto, possui as mesmas características de Jefferson, e por isso, ainda está em período de avaliação. O jogador, nascido em Nova Friburgo, atuou no exterior por um longo tempo e agora retorna ao Brasil. 

O meia começou a carreira na base do Flamengo, em 2009 se transferiu para o Catania, da Itália. Bernardo fez sucesso na Albânia, atuando pelo Skënderbeu por duas temporadas. Em 2012, transferiu-se para o futebol australiano, onde defendeu o Newcastle Jets. O último clube do friburguense foi o IFK Mariehamn, da Finlândia. 

Como é praxe, o clube possui ainda a opção de recorrer às divisões de base. Entretanto, o meia João Pedro, a principal aposta para a posição, acertou empréstimo com o Fluminense. O jogador de apenas 17 anos de idade vai integrar as divisões de base do tricolor carioca e nem disputará a Taça Rio Juvenil pelo Frizão. Na categoria júnior, o técnico Luiz Mendonça conta com poucas opções com características para ser o autêntico camisa 10. Em algumas partidas, inclusive, costuma improvisar o lateral esquerdo Neto na posição.

 

  • Tufy busca vaga no time titular e afirmação no Friburguense

    Tufy busca vaga no time titular e afirmação no Friburguense

  • Revelado no clube, Jefferson terminou o carioca no time principal

    Revelado no clube, Jefferson terminou o carioca no time principal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | futebol | meio campo
Publicidade