Com boa expectativa, Montanha Cup abre inscrições nesta terça

A criação deste evento faz parte de uma série de ações para fortalecer o ciclismo na cidade
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
por Vinicius Gastin
Melhores colocados do Montanha Cup recebem premiação ao final da prova (Fotos: Divulgação)
Melhores colocados do Montanha Cup recebem premiação ao final da prova (Fotos: Divulgação)

Uma das principais competições de mountain bike do Estado e do país, o Montanha Cup inicia o período de inscrições nesta terça-feira, 21. O 1º lote, com valores mais em conta, é vendido até o dia 26. O lote de número dois, com acréscimo no valor de inscrição, é vendido entre os dias 27 de fevereiro e 23 de março. A prova acontece nos dias 1º e 2 de abril, com largada no distrito de São Pedro da Serra. O percurso total supera os 40 km, em meio às trilhas e à natureza de Nova Friburgo.

Os atletas inscritos possuem direito a um kit, que inclui o numeral para a bike, camisa do evento e brindes a ser em retirado na tenda da organização na véspera (31/03) ou no dia da prova (01/04) no local da largada, até às 9h30. Os atletas que forem competir somente no domingo podem retirar o kit no dia 2 de abril, de 7h30 às 8h30, na Escola Municipal ao lado do local de largada. A organização também vai fornecer uma garrafa de 500 ml, ou um copo de 300 ml de água potável para cada biker inscrito, em cada um dos postos de controle ao longo do percurso.

O Montanha Cup cresce a cada ano, e já é referência de evento na modalidade. Na primeira edição, apenas com o apoio da Prefeitura, o Montanha Cup contou com 150 atletas, algo inédito no estado. “Fizemos a primeira edição sem correr atrás de patrocínios, por opção mesmo. Não tínhamos certeza de como iria acontecer e nem se conseguiríamos realmente fazer o evento”, lembra Miele.

O sucesso do evento motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017 estão programadas três edições da prova em municípios diferentes, de acordo com o calendário divulgado pela Montanha Sports, grupo criado por Orlando Miele para organizar esses eventos. Além da primeira edição nos dias 1º e 2 de abril, em Nova Friburgo, Petrópolis sediará o evento no dia 4 de junho, enquanto Teresópolis receberá o Montanha Cup no dia 8 de outubro.

Em 2016, o Montanha Cup também foi realizado em São Pedro da Serra e o movimento nas pousadas praticamente dobrou no final de semana da competição, que integrou as comemorações da criação do 7º distrito. Pontos estratégicos são escolhidos para a largada e a chegada das provas, movimentando também a economia e o turismo do município e localidades onde o evento se concentra. Cerca de 400 atletas estiveram presentes.

Toda a sinalização é feita na véspera, e as orientações direcionam o percurso corretamente. A organização e os cuidados garantem os resultados positivos e inclusive possibilitam a ampliação do evento: nos últimos dois anos foram dois dias de prova, algo que irá se repetir em 2017.

Além do Montanha Cup, outro evento fez sucesso no ano passado e ganha nova edição em 2017. O “Route MTB Fribourg” terá a segunda edição realizada no dia 20 de agosto, como parte do calendário oficial de eventos da Festa Suíça. O objetivo é relembrar e celebrar os pioneiros dessa modalidade em Nova Friburgo. Em 2016 a prova teve largada na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista, com a modalidade mountain bike Maratona XCM. Os competidores puderam optar por uma das quatro categorias, em um percurso total de 60 quilômetros, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Dentre outros caprichos, alguns dos charmes do trajeto foram os três túneis.

A criação deste evento faz parte de uma série de ações para fortalecer ainda mais o ciclismo na cidade. A refundação do Bicyclete Club Friburguense, que tem Eduardo Salusse como presidente de honra, também é um dos projetos coordenados por Orlando Miele. A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos.

  • Evento desafia resistência e habilidade dos atletas

    Evento desafia resistência e habilidade dos atletas

  • - Inscrições para o evento estão abertas: além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também recebem o Montanha Cup

    - Inscrições para o evento estão abertas: além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também recebem o Montanha Cup

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo | Montanha Cup
Publicidade