Climatempo emite alerta de temporal severo, válido para a Região Serrana

Instituto prevê risco de chuva volumosa em todas as áreas fluminenses nesta quarta
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A animação mostrada pelo site windy.com prevê tempestade em Friburgo às 9h desta quarta (Reprodução da web)
A animação mostrada pelo site windy.com prevê tempestade em Friburgo às 9h desta quarta (Reprodução da web)

O Climatempo emitiu alerta, às 11h28 desta terça-feira, 12, para uma nova mudança no tempo e aumento de chuva em todo o Estado do Rio, incluindo a Região Serrana, nesta quarta, 13. A situação é de tempo severo, para o risco de temporais e chuva volumosa no Grande Rio e em todas as áreas fluminenses. 

O site windy.com, que acompanha a evolução meteorológica por satélite, em tempo real, prevê chuva intensa e trovadas na região de Nova Friburgo na manhã desta quarta, 13, por volta das 9h.

A Defesa Civil de Nova Friburgo informou que está com equipes de prontidão, mas destacou que o município está fora da área vermelha de risco no mapa do Centro Estadual de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e, por isso, é mantido o estágio de normalidade até segunda instância. 

De acordo com o Climatempo, uma frente fria avança pelo oceano próxima ao litoral de São Paulo e vai passar pelo mar, na altura do Rio, ao longo desta quarta. Segundo o meteorologista Daniel Orlandi, a frente fria forma um sistema baixa pressão atmosférica responsável por nuvens carregadas.  

A previsão é de muita chuva, que pode começar já na madrugada desta quarta e se estender ao longo do dia. A chuva vem em forma de temporais, com raios e rajadas de vento e também grossa em vários momentos, gerando acumulados elevados. A população deve se preparar e ficar atenta aos avisos meteorológicos e às orientações da Defesa Civil, evitando áreas de risco. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra, de acordo com o Climatempo. 

No litoral  são esperadas rajadas de vento intensas, perto de 100 km/h, e mar agitado, com ondas de até três metros. A Marinha do Brasil já emitiu alerta de ressaca do Sul Fluminense até a região de Arraial do Cabo.  

A chuva intensa deve perder força na quinta, 14, mas novas áreas de instabilidade podem voltar a atuar e provocar mais chuva na sexta e durante o fim de semana. 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade